Os terrários de suculentas são mini jardins ideais para pessoas que contam com pouco tempo e têm espaço limitado em casa. Desse modo, as suculentas são as plantinhas perfeitas para quem trabalha muito e mora em apartamento.
As suculentas exigem poucos cuidados, gostam de pouca água e de claridade. Esses são dois segredinhos para folhas sempre saudáveis e bonitas.
Sabendo do sucesso que são os terrários, a Revista Artesanato, em parceria com a Villa Maris: Flores e Adornos, preparou um vídeo com o paisagista Carlos. Assista e aprenda como montar um terrário em poucos minutos. Além disso, fique por dentro de dicas para cuidar corretamente do seu mini jardim.
Se você gostou do tema de hoje, continue com a gente para não perder nenhum detalhe.
Veja também:
Como Montar um Terrário de Suculentas Passo a Passo
Os terrários de suculentas podem ser montados em vasos de barro, cerâmica e vidro. Para esse projeto elegemos um aquário de vidro.
A transparência nos permite observar a terra, os pedriscos, as plantas, e cada detalhe sutil do jardim. O vidro tem outra super vantagem: combina com vários estilos de decoração.
Vamos aos materiais?
Materiais Necessários
- Granitina (pedriscos)
- Seixo de rio para decorar
- Terra com areia em partes iguais (se a suculenta já vier com um torrão de terra na raiz não será necessário acrescentar mais)
- Suculentas
- Aquário redondo
- Enfeites de resina
- Água e borrifador
Passo a Passo
Plantar suculentas não envolve grandes segredos, na verdade o plantio é mais simples do que muita gente imagina. Confira abaixo o passo a passo completo.
Link do vídeo no YouTube: Terrário de Suculentas
Depois de finalizar o seu mini jardim, basta escolher um cantinho pra ele. O lugar ideal é aquele que recebe um pouco de luz natural, como perto da janela ou perto da porta. Sua casa vai ficar puro charme com lindo jardim.
Como Cuidar de Suculentas – 3 Coisas que Você Precisa Saber
Confira algumas dicas do paisagista Carlos para que a suas suculentas permaneçam bonitas e saldáveis por muito mais tempo.
Dica 1 – Limpeza do Vidro
Para retirar a água respingada no interior do vidro, enrole um papel toalha em um palito de churrasco e passe-o nas áreas molhadas. Essa mesma dica serve para fazer a limpeza periódica do vidro.
Dica 2 – Como Fazer a Rega
A rega pode ser feita com um borrifador ou conta gotas, use pouca água. No inverno, regue as suculentas a cada sete dias.
Dica 3 – Falta ou Excesso de Água?
Folhas enrugadas são sinal de falta de rega. Folhas amareladas ou se desprendendo estão apodrecidas, sinalizam excesso de água. Para resolver o problema deve-se adequar a frequência de rega à necessidade da planta.
Não deixe de seguir essas simples mas importantes dicas, esse é o segredo para ter um terrário de suculentas bonito o ano todo.
Se você do passo a passo de hoje, deixe o seu comentário aqui no final da página, vamos adorar ouvir sua opinião.
Um abraço!
Veja também:
Projeto: Carlos – paisagista da Villa Maris: Flores e Adornos (www.villamarisbh.com.br)
Apresentaçōes de muita utilidade e de bom gosto!
amei está ideia vou fazer alguns para mim
Lindíssimo vaso, muito criativo.
Uma graça!
Uma graça de vaso!