Tapetes de Pompom DIY: Saiba Como Fazer e Onde Usar

Tapetes de Pompom DIY: Saiba Como Fazer e Onde Usar

Cada cantinho da sua casa merece atenção especial. Com os acessórios certos, é possível tornar os ambientes muito mais confortáveis. 

Usar tapetes é uma das formas mais simples de mudar um ambiente sem gastar muito. E você mesma pode fazer alguns modelos pra sua casa.

Imagina quais os modelos que ficariam bonitos combinados aos espaços que você habita. Quer uma sugestão? Tapetes de pompom.

Veja também:
Tapete de Crochê: Detalhe Artesanal para Dar Aquele Charme à Sua Casa
Tapete de Barbante Com Gráfico: 117 Modelos Lindos para Fazer

O que são tapetes de pompom?

Tapete de pompom é só mais um dentre muitos modelos de tapetes que podemos somar à decoração da nossa casa.

O que torna ele diferente é o fato de ser composto de vários pompons, ou seja, de várias bolinhas – que podem ser feitas de diferentes materiais e ter vários tamanhos e cores. 

Esse pode ser o complemento perfeito para diversos ambientes – como halls de entrada, quartos de bebê, banheiros e outros.

Um tapete como este de pompons, é bastante fácil de fazer – não requer muita habilidade manual, nem grandes investimentos. 

O resultado final é sempre lindo: uma peça bem fofinha e colorida, capaz de deixar um ambiente mais alegre, descontraído, aconchegante e cheio de personalidade.

O interessante é que os tapetes de pompons também podem ajudar na educação das crianças. 

As bolinhas em diferentes alturas estimulariam o sistema sensorial das pessoas. E o formato lúdico adotado para a fabricação de algumas peças – imitando borboleta, coração, estrelinha, ursinho e mais – incentivaria à imaginação e ajudaria a explorar seu lado criativo.

Por fim, outro bom motivo para apostar nos tapetes de pompom seria o mesmo dito na hora de escolher outros modelos de tapete: o fator proteção. 

Sim, em épocas geladas é quando sentimos mais a necessidade do uso de tapetes dentro de casa. Mas além de nos proteger do frio das superfícies, também podem ajudar a proteger as próprias superfícies do nosso contato, preservando melhor os revestimentos.

Quais os materiais necessários para fazer um tapete de pompom?

“Faça você mesmo” ou “Do it yourself”, este é o lema que vamos seguir neste texto. Então, anote todos os materiais que você precisará separar para fazer o seu próprio tapete de pompons. 

Pra começar, deve-se ter em mãos um pedaço de tela para tapeçaria ou base de talagaça – materiais tramados para a criação de uma camada de proteção sob a peça. Até aquele tapetinho velho de borracha do seu banheiro serve.

Agora, e para os pompons? Bem, estes podem ser feitos de sobrinhas de novelos de lã – aliás, esta é a alternativa mais adotada. 

Contudo, também é possível utilizar, no lugar disso, outros materiais – como tiras de malha ou feltro. Só que para confeccionar o tapete, ainda será necessário uma tesoura e uma agulha – pode ser daquele tipo que utilizamos para fazer trabalhos de crochê.

Como fazer um tapete de pompom?

Antes de sair criando pompons, a primeira coisa que você precisa fazer é cortar a base do seu tapete, no tamanho e no formato que você quiser. O passo seguinte é separar a lã ou as tiras de tecido que você tem disponível em casa. Os pompons podem ser criados de três maneiras:

1.    No método um você enrolaria uma tira comprida do material para fazer os pompons nas pernas de uma cadeira – vai e volta várias vezes. Depois, a cada três ou quatro dedos de distância, aproximadamente, faria uma amarra do mesmo material.

Por fim, seria só desprender tudo da cadeira, fazer um corte no meio da distância entre cada amarra, e arrematar os pompons com a tesoura.

2.    No método dois você iria enrolar a tira algumas vezes em torno de um rolinho de papel higiênico, fazer a amarra, fazer o corte e arrematar com a tesoura. Este processo deve, então, ser repetido para fazer cada pompom individualmente.

3.    No método três você iria utilizar o ‘disco pompom’ ou ‘gabarito pompom’ – nada mais é do que um dispositivo de plástico que ajuda na confecção de pompons.

Existem vários modelos destes à venda até mesmo em lojas virtuais. E eles são relativamente baratos e vêm em formato circular ou de estilingue.

Na sequência, você deve usar a sobra do fio da amarra dos pompons para prendê-los à base telada – basta fazer pequenos nós. O legal, nesta fase, é brincar com as possibilidades, criando combinações diferentes com pompons de vários tipos. 

Seu tapete pode ser quadrado, redondo ou em outro formato. Você pode até usar pompons de alturas e também de cores diferentes, formando listras ou desenhos abstratos.

Durante este período diferente, em que todos estão mais em casa, aproveite o tempo livre para exercitar seu lado criativo e fazer lindas peças de decoração. Incremente recantos do seu imóvel com peças artesanais feitos por você mesmo. 

Use os materiais que melhor possam caber no seu orçamento e combinar com o seu estilo. Quer uma ideia? Faça um tapete de crochê e arremate esta peça com pompons. Ficará lindo.

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

Veja também:
Como Fazer Tapete de Pompom – Confira o Tutorial Completo
Como Explorar Tapetes de Crochê em uma Decoração Moderna

Revista Artesanato
Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

3 Comentários