Um dos maiores prazeres que podemos ter na vida é deixar a nossa casa mais bonita e confortável possível.
Há muito tempo as pessoas deixaram de seguir os padrões mostrados nas revistas de decoração e começaram a colocar mais personalidade nos ambientes de casa.
Ou seja, elas querem que o seu imóvel seja uma extensão dos seus gostos e preferências. Mas, afinal, como personalizar salas decoradas?
Bem, existem várias opções nessa linha. Isso inclui obviamente as diversas alternativas de revestimento para piso e paredes que encontramos atualmente no mercado.
É claro que você deve conhecer os muitos tipos maravilhosos de tintas, adesivos e papéis de parede. Mas já cogitou explorar os diferentes modelos de tecido? Sim, podemos aplicar tecidos às paredes de casa. Saiba mais no texto a seguir.
Veja também:
50 Dicas e Ideias para Pintar Parede de Forma Simples e Criativa
35 Inspirações para Você Fazer uma Parede Decorada sem Tinta
Por que investir em tecidos para renovar a decoração da casa?
Os tecidos são mais um recurso que está disponível para nós personalizamos os ambientes de casa. De vez em quando, pode ser necessário renovar alguma área do imóvel; e esta é uma opção bastante simples de fazer.
A vantagem é que existem muitos modelos do material à venda nas lojas. Inclusive aqueles próprios para a aplicação em paredes com uma camada adesiva por trás, facilitando a instalação.
Quem tem dúvidas sobre a aplicação deste produto sobre tais superfícies, deve saber que o processo não é muito diferente da aplicação de papéis de parede.
Também que existem produtos específicos no mercado que podem ser passados sobre os tecidos para impermeabilizá-los e, assim, permitir que eles sejam eventualmente higienizados. Então, com isso, seria possível utilizar tecido até mesmo nas paredes dos lavabos.
Que tipo de tecido utilizar para personalizar salas decoradas?
De acordo com os especialistas no assunto, o tipo de tecido mais indicado para cobrir paredes é aquele de espessura mais fina, composto de cerca de 70% de algodão.
O ideal é optar por um tecido que não manche com respingos de água ou mesmo com a cola utilizada para a sua aplicação nas paredes. Isso porque, caso isso aconteça, para retirar o tecido, a parede precisará ser lixada, emassada e pintada outra vez.
Existem muitas opções de tecidos para paredes à venda nas lojas, em cores e estampas variadas. Tem aqueles listrados, floridos, e os que imitam pedras ou tijolos e até azulejos de verdade.
Quanto menor a gramatura do desenho, mais fácil será de unir os rolos, ou seja, de combinar caso a parede seja grande e se precisar fazer emendas. Atenção: quanto mais claro for o tecido, mais clara deverá ser a parede por trás.
Como funciona a aplicação de tecidos sobre paredes?
Antes de pensar em utilizar papéis, adesivos ou tecidos para personalizar as paredes decoradas da sua casa, avalie as condições dessas superfícies.
É que nenhum desses materiais ficará bonito e bem aderido se por trás houver trincas, poeiras e principalmente pontos de umidade. Resolva todos os problemas e poderá, então, seguir com o seu plano de decoração.
Passo-a-passo
Para aplicar tecido em paredes, você precisará comprar uma cola especial ou fazer a mistura, na proporção certa, de cola branca e água. Ela – nem tão líquida ou grossa demais – deverá ser aplicada em toda a superfície com a ajuda de um rolinho pequeno.
Deixe-a secar por alguns minutos, até que fique pegajosa ao toque. Depois é só aplicar o tecido – de cima para baixo -, recortando as sobras no teto e no rodapé com estilete.
É possível que, durante o processo, fiquem algumas bolhas aparentes; as mesmas devem ser retiradas com a ajuda de uma espátula de borracha. Mas se o defeito não puder ser resolvido, o tecido deverá ser retirado e colado novamente.
Já as manchas de cola, é provável que saiam com o tempo. Depois que tudo estiver uniforme, passe por cima do tecido uma mistura de cola com água ou verniz – em rolo ou spray.
Pronto, agora mais um cantinho da sua casa está personalizado de acordo com o seu gosto e preferência. Sente-se preparado para mais um projeto?
Você pode utilizar os recortes de tecido que sobraram para cobrir portas de armários, fundos de gavetas e tampos de mesinhas. Não jogue este bom material no lixo. Seja criativo e divirta-se brincando com as possibilidades de decoração de interiores.
Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.
Veja também:
Artesanato em Casa: Aprenda a Fazer um Jardim Flutuante Lindo e Fácil
Ideias Fantásticas de Almofadas Artesanais para Decorar sua Sala
Eu quero aprender mas não sei por onde começar e nem sei onde comprar resina
Cicera, você encontra no site Mercado Livre.