Se existe um acessório que combina beleza e praticidade na hora de produzir, este acessório é a pulseira de macramê.
Com apenas um rolo de linha e dando nós, existem inúmeros resultados possíveis, cada um mais lindo que o outro.
O macramê está em alta não só na decoração, com os painéis e suportes para plantas. Essa técnica é usada pra criar roupas, tapetes, e também bijuterias.
Por isso, hoje ensinaremos como fazer este artesanato super simples e terapêutico, para você esbanjar produzindo peças maravilhosas!
Veja também:
Como Fazer Macramê: Suporte para Plantas Simples e Lindo
Bolsa de Crochê Infantil: Passo a Passo Fácil com Fio de Malha
Passo a Passo
Para produzir as pulseiras, você vai precisar de:
- Linha (lã, fio encerado, nylon etc);
- Tábua para macramê (ou uma prancheta, ou uma madeira com um prego);
- Tesoura;
- Miçangas;
- Cola (opcional).
1º Passo
Corte 30cm da linha e posicione-a verticalmente na sua tábua para macramê. O importante desta tábua é prender uma ponta das linhas para mantê-las esticadas durante os nós. Desse modo, você pode substituir pela prancheta ou amarrar esta ponta em um prego.
2º Passo
Corte outro pedaço de corda com aproximadamente 1m. Na medida em que for aprendendo e se acostumando com os nós, você poderá reduzir esse comprimento, evitando desperdícios de linha.
Porém, a princípio, é melhor sobrar do que faltar. Coloque este pedaço centralizando-o abaixo da linha vertical aproximadamente na altura de 1/4 do comprimento de sua tábua.
3º Passo
Coloque o outro lado da linha sobre o pedaço central, formando uma imagem parecida com o número quatro.
4º Passo
Agora coloque o lado direito da corda acima da linha que vem pela esquerda, mantendo a linha do lado direito, como a foto mostra.
5º Passo
Passe a ponta da linha direita por baixo da linha central e por cima da linha esquerda.
6º Passo
Dê o nó bem centralizado na linha do meio e tenha a certeza de que ela estará bem esticada durante ele. Isso resultará em metade do nó quadrado. Para concluí-lo, o mesmo deve ser feito, porém de modo inverso, como você verá nos próximos passos.
7º Passo
Pegue a linha da direita e passe ela por baixo da linha central, formando o número quatro do lado oposto ao do terceiro passo.
8º Passo
Coloque a linha esquerda sobre a direita que você acabou de posicionar.
9º Passo
Passe a linha esquerda por baixo da linha central e por cima da linha direita e dê o próximo nó, completando o ponto quadrado.
Repita os passos de 3 a 9 até alcançar o tamanho do design que você pensou.
10º Passo
Na medida em que for dando esses nós, você vai perceber essas voltas laterais formando um padrão. O lado que este laço se forma (o que a imagem aponta) é a linha que será o início do próximo nó.
11º Passo
Você pode deixar pré-colocadas algumas miçangas na linha central para incorporá-las na sua pulseira de macramê.
12º Passo
Deslize uma miçanga até os nós para posicioná-la.
13º Passo
Faça a primeira parte do seu nó ao redor da miçanga.
14º Passo
Puxe com força para firmar a miçanga mantendo-a no lugar, mas não puxe com força demais para que ela não fique desnivelada em cima das linhas laterais. Continue com a segunda parte do nó normalmente para terminar.
15º Passo
Depois de atingir o comprimento desejado, não se esqueça de deixar cerca de 2cm de linha para fazer o fecho. Você pode colar as pontas do cordão e aparar depois de seco.
Pegue o fio central, dobre-o e faça um nó em torno das duas linhas com uma polegada de nós. Isso criará um fecho deslizante. Novamente cole e apare as pontas do cordão para prendê-lo, evitando pontas soltas.
Adicione uma miçanga em cada lado da linha do meio e dê um nó na parte inferior para prender.
Sua primeira pulseira de macramê está pronta! Agora vamos mostrar alguns modelos para te inspirar a pensar em diversas peças lindas!
O macramê possui muitos tipos de nós e pontos diferentes e, depois de aprender o básico, sem dúvidas você pode explorar as possíveis variações.
A pulseira de macramê é um acessório muito bonito em sua simplicidade e repleto de variações que alcançam resultados surpreendentes. E depois deste passo a passo você está mais próxima de produzir as suas com seu toque característico.
Gostou? Deixe um comentário se tiver dúvidas ou nos contando o que achou do tutorial e dos modelos!
Veja também:
Macramê Passo a Passo: Aprenda os Principais Pontos para Fazer
79 Formas Criativas de Customizar Camisetas Sem Gastar Nada