O crochê é uma técnica muito antiga que voltou com tudo. Para fazer os pontos do crochê é preciso manipular a linha, de lã ou de barbante, com uma agulha longa de ponta curva – específica para esse tipo de trabalho.
O tamanho da agulha varia de acordo com espessura do fio utilizado. Com linha, agulha e um pouco de técnica, é possível combinar os pontos de crochê de diferentes formas; em geral, seguindo uma receita.
Esse é um recurso usado para não errar a ordem dos pontos e assim manter a simetria do trabalho. Quem está começando a trabalhar com crochê precisa aprender e treinar os pontos essenciais – correntinha, ponto alto, ponto baixo e ponto baixíssimo.
Confira como fazê-los passo a passo. Com esse conhecimento inicial, além de bicos de crochê lindíssimos, você também conseguirá produzir outras variedades.
4 Pontos de Crochê Passo a Passo
Com os vídeos abaixo, encontrados no canal do Wagner Reis, no YouTube, você vai aprender a fazer com facilidade os principais pontos de crochê. Vamos lá?
Materiais para fazer crochê
- Linhas para crochê (barbante barroco, perlé, fio 100 % algodão, fio 100% poliéster ou fio de algodão com viscose).
- Agulha de crochê de acordo com a espessura do fio escolhido (as agulhas variam entre 2 mm a 7 mm).
- Gráficos de crochê (você encontra em revistas e também na internet).
Crochê passo a passo
1. Ponto correntinha passo a passo
A correntinha é um dos pontos mais fáceis de aprender. Com um pouco de prática você estará pronta para começar a fazer lindas peças. Veja no vídeo abaixo um passo a passo simplificado.
Link do vídeo no YouTube: Introdução ao crochê (Materiais e correntinha) – Aula #1
2. Ponto alto passo a passo
O ponto alto é muito versátil para os trabalhos em crochê – com ele você consegue acelerar o andamento da peça e ainda criar vários tipos de agrupamento. Aprenda no vídeo abaixo como fazê-lo.
Link do vídeo no YouTube: Como fazer o ponto alto do crochê – Aula #2
3. Ponto baixo passo a passo
O ponto baixo é muito usado para áreas fechadas, mas também serve como base para pontos abertos. Esse ponto de crochê é muito útil para arrematar as bordas das peças. Aprenda no vídeo abaixo como fazê-lo.
Link do vídeo no YouTube: Como fazer o ponto BAIXO do crochê – Aula #4
4. Ponto baixíssimo passo a passo
O ponto baixíssimo é bem parecido com o ponto baixo, ele é delicado e muito bom para finalizar as peças. Confira abaixo como é simples fazer esse ponto com as dicas do Wagner Reis.
Link do vídeo no YouTube: Como fazer o ponto BAIXÍSSIMO do crochê – Aula #5
Pontos fáceis de crochê para iniciantes
Separamos um passo a passo com instruções escritas dos pontos de crochê para facilitar ainda mais o aprendizado.
Como fazer crochê passo a passo com imagens
Agora veja alguns gráficos para visualizar melhor os pontos de crochê para iniciantes:
Essas foram as dicas de hoje. Aproveite esse aprendizado para começar a criar, bastam alguns gráficos na mão e força de vontade para treinar e aprimorar a técnica.
Com o tempo, as suas mãos trabalharão ao seu favor. E, quando você menos você esperar, simplesmente verá a mágica acontecer: linhas simples sendo transformadas em gorros de crochê, quadros decorativos, tapetes e em tudo mais que você quiser.
Se você gostou de aprender como fazer os pontos básicos do crochê, aproveite para deixar o seu comentário aqui no final da página.
E não esqueça de entrar para o grupo da Revista Artesanato no Telegram para receber mais posts como esse. Basta clicar aqui.
Que bom alguma coisa em crochê,eu sou fã de crochê,muito bonito esse colar que vocês enviaram,muito criativo e não é difícil em fazer,com certeza eu vou fazer.Obrigado.
Lindíssimo! Ótima idéia!
me fascina la revista
Trabalhos belíssimos, criativos e fáceis de fazer.
Parabéns a Revista Artesanato!!!
adorei fiz um pramim ficou lindo!!