Fazer artesanato é uma atividade super divertida. Passamos horas planejando uma nova peça, pensando em que cores usar, quais materiais utilizar, entre vários outros detalhes. O trabalho também pode levar certo tempo, às vezes até vários dias. Se você faz isso por hobby, não precisa ter muitas preocupações, pode demorar quanto tempo quiser ou gastar o dinheiro que tem em orçamento. Mas, e se você estiver fazendo o seu artesanato para vender? Nesse caso, deve pensar em vários outros fatores, tais como custos, tempo de produção, estoque, vendas, etc. E algo extremamente importante que você não pode errar é com relação ao preço de venda da sua peça. Se você vender por um preço igual ou inferior ao preço de custo, vai ter prejuízo e isso vai impactar diretamente na sua atividade. Por outro lado, se você vender por um preço exageradamente alto, vai perder clientes. Por isso, você deve saber o que considerar na hora de vender seu artesanato, já que o seu custo não é só com os materiais.
O que considerar ao calcular o preço?
Existem basicamente dois tipos de custos que você tem ao fazer as suas peças: custos fixos e custos variáveis. Os custos fixos são aqueles que você sempre tem, independente de vender ou não seu produto. São eles: o valor do MEI (caso você seja formalizado), o custo com água, luz, aluguel e por aí vai.
Já os custos variáveis são aqueles que envolvem a produção de cada peça, como material, margem de lucro, impostos, valor da hora trabalhada, embalagem, dentre outros. É preciso pensar em todos os gastos que você tem e que estejam relacionados à produção da sua peça. Se você pegar um ônibus para comprar material, por exemplo, esse custo deve ser embutido no preço final da peça.
Planilha de cálculo
Você viu que é necessário considerar muitos custos ao calcular o seu preço. E deve estar pensando que a conta final deve ser muito complicada, já que muitos valores devem ser considerados.
Pensando nisso eu criei uma planilha de cálculo de preço de artesanato, que vai facilitar e muito a sua vida. Ela reúne em um só lugar tudo o que é necessário para chegar ao preço correto. E o melhor, ela faz a conta AUTOMATICAMENTE, te dando o valor final de venda! Dá para acreditar? Basta você preencher as informações e no final o preço é calculado. Tudo isso é feito de maneira super simples, sem dor de cabeça, para qualquer pessoa utilizar, até mesmo aquelas que não têm conhecimento de informática.
Para saber tudo sobre a planilha, clique na imagem abaixo.
Olá…
Adorei e já divulguei no meu Face..
Abraços e muito sucessos
Adorei o material.Vou fazer em breve 🙂
Muito Obrigada por disponibilizar!
Conheçam meu bloh:lauramferreira.blogspot.com
Abraços!
Achei linda as rosas pois tudo q é artesanal me interessa acho lindo
eu lindaci alves amo estas novidades fico olhando todo dia no meu face ok eu quero sabém se vocé tenhe paso a paso de coisas qui vcs fase obrigada por tudo ok um abraço da Lindaci Alves da cidade e BezerrosPe
Uma amiga me mandou p/face book e eu me interessei e achei ótimas as idéias. São práticas,fáceis e quanto ao material reciclável muito bom