A área de lazer é um local muito utilizado para reunir pessoas queridas para conversas e reuniões especiais. Mas, mesmo sendo bastante frequentado nos momentos de folga, este espaço costuma ser o último local da casa a ser decorado.
Pela enorme importância desse espaço, chegamos à conclusão de que ele também merece atenção especial dos moradores. Pensando nisso, o Ronie Rodrigues, que é especialista em criar peças cheias de originalidade com materiais reaproveitados, preparou o passo a passo de uma peça decorativa ideal para ser usada no quintal.
O objeto do qual estamos falando é um peixe decorativo feito de madeira, pensado especialmente para ser usado na área da piscina. A madeira utilizada nesse artesanato veio de uma mesa que era feita de várias ripas, mas se a peça for inteiriça também dá super certo.
Veja também: 13 Ideias Incríveis Para Reutilização de Caixotes de Feira
Materiais Necessários
- Ripas ou uma peça inteiriça de madeira
- Serra circular
- Lixa
- Pregos
- Martelo
- Chapa laminada para impressão em offset
- Tesoura
- Betume para artesanato ou cera para madeira
- Pincel
- Pano macio
Passo a Passo
1 – O primeiro passo é pregar algumas ripas para unir todas as peças de madeira. Se usar uma única peça de madeira, você pode pregar somente uma ripa para firmar nos parafusos da parede.
2 – O segundo passo é serrar a peça no formato desejado. Aqui o peixe ficou com 1,20 m x 0,60 m na parte mais larga.
3 – Em seguida, lixe toda a frente e as laterais. Tire a poeira com um pano.
4 – Depois, passe o betume ou uma cera para madeira em toda a peça. Isso ajuda na beleza e durabilidade da madeira.
5 – Com a tesoura, faça os detalhes do peixe com a folha laminada.
A folha de off-set é uma película de alumínio sem papel, um lado vai com a estampa (desenho, texto etc) que as gráficas usam pra impressão, mas o verso é sempre metalizado, liso e brilhante. Uma folha é grande, mede mais de 1 metro, tem gráfica que até dá esse material sem cobrar nada.
Dica: Você também pode substituir esse material pela caixa tetra pack, basta usar a parte interna da caixinha.
6 – Coloque os acabamentos usando martelo e pregos pequenos.
7 – Pendure a peça na parede ou coloque-a em algum cantinho do seu quintal. Essa também pode ser uma ideia ótima para dar aquela personalizada no seu jardim.
A partir dessa dica genial de decoração com madeira, você poderá criar outras variações para incrementar o visual do seu sítio ou da sua casa. Para isso, reaproveite qualquer tipo de madeira, de paletes, de móveis velhos ou de caixotes de feira.
Os paletes, por exemplo, estão por toda parte, em supermercados, na indústria e nas feiras por atacado. Vá em busca desse material e crie objetos fantásticos, dignos de muitos elogios.
Se você gostou dessa passo a passo, confira mais 17 Ideias de Decoração com Reciclagem – Tudo Passo a Passo. Um abraço e até o próximo post!
Fotos e criação – Ronie Rodrigues
Onde encontrar estas caixas para comprar ? `S o tenho visto caixas feias de feira. Obrigada,Maria Aparecida
Realmente ficam lindas, aqui em minha casa fiz uma estante alternativa de gaveta de guarda-roupa que encontrei por perto, no fundo da gaveta coloquei espelho e pintei com tinta branca a madeira. Ficaram lindas. Parabéns pelo belo trabalho.
obrigada maravilhoso
muito bom so quem conhece da valor e tem pessoas que tem nojo de catadores recicladores
muito bom parabens.
Idéias maravilhosas mostradas pela Revista Artesanato.
Parabéns!