Se você ainda não sabia, o patchwork embutido é uma técnica fantástica, que permite a criação de peças muito bonitas e com um ótimo acabamento. Nesse tipo de artesanato, assim como no patchwork convencional, o tecido se faz presente, sendo o responsável por dar forma ao que antes era um simples risco.
A diferença é que esse tipo de patchwork não demanda nenhum tipo de costura, pois os tecidos são basicamente “embutidos” em uma placa de isopor, também conhecida como papel pluma. Por isso esse artesanato é super indicado para quem deseja fazer patchwork mas não sabe costurar.
O papel pluma, ou isopor pluma, é o mesmo material daquelas bandejas de supermercado, muito utilizadas para armazenar alimentos perecíveis. E é esse material que você pode reutilizar para o artesanato que vai aprender a fazer hoje mesmo.
Agora que você já sabe que não tem nenhum mistério quanto aos materiais para este tipo de trabalho, o que acha de aprender agora esta técnica incrível, também chamada de patchcolagem?
Patchcolagem embutida em isopor nas caixas de MDF
Saiba como fazer patchwork ou patchcolagem embutida em caixa de MDF. Você vai amar esse passo a passo, que inclusive pode ser aplicado em várias superfícies!
Veja o passo a passo agora mesmo: patchcolagem embutida.
Gostou? Então veja abaixo outras dicas preciosas para seus trabalhos com esta técnica.
Como impermeabilizar o tecido do patchwork embutido
Para impermeabilizar o tecido passe uma fina camada de termolina leitosa. Esse processo pode ser feito depois da peça pronta. Para outros trabalhos você pode inclusive, impermeabilizar o tecido antes de produzir a peça.
Saiba mais: Como impermeabilizar tecido
Quer aprender uma receita de termolina leitosa caseira? Assista ao vídeo e aprenda agora mesmo!
Se você quer outra dica sensacional sobre esse assunto não deixe de ver o nosso post como impermeabilizar tecido com papel contact.
Patchwork embutido passo a passo
Para você que quer aprender já a fazer esse tipo de artesanato, segue abaixo um vídeo explicando detalhadamente:
Super simples, não é mesmo? Que tal colocar a mão na massa agora?
Patchwork embutido – Moldes
Para fazer essa arte linda você precisa de diversos riscos com os desenhos que deseja transferir para o isopor. Para conseguir esses riscos, você pode fazer uma busca por tema na internet.
A outra sugestão é ter em casa um pacote exclusivo, em arquivo PDF, com 160 moldes para artesanato, prontinho para baixar e imprimir, sem necessidade de gastar o seu tempo com buscas intermináveis.
Nesse pacote de riscos você encontra desde personagens tradicionais, até aqueles que fazem o maior sucesso com as crianças. Tem ainda as letras do alfabeto e os números. Ou seja, tem todos os riscos que você precisa para os seus trabalhos nos mais diversos materiais: papel, tecido, feltro etc. Incrível!
Saiba mais: Pacote de 160 Moldes para Artesanato
Mais 6 trabalhos em Patchwork embutido para você se inspirar
Essa técnica que você aprendeu serve para produzir peças variadas, tais como: bandejas, caixas de MDF, chaveiros, quadros, cadernos, agendas, bloco de notas, molduras e muito mais. Confira alguns trabalhos lindos para você se inspirar e usar a sua criatividade na produção de itens maravilhosos!
1) Caderno com joaninha
2) Porta lápis
3) Caixa MDF coruja
4) Penduricalho de coração
5) Quadrinho boneca camponesa
6) Caixa com bonequinha japonesa
Nossa, que técnica impressionante! Agora que você já sabe todos os detalhes do patchwork embutido, vá correndo organizar a sua bancada de trabalho para colocar a mão na massa hoje mesmo.
E aí, o que você achou desse post? Foi útil para você? Conta pra gente, deixe seu comentário aqui na nossa página.
E não esqueça de entrar para o grupo da Revista Artesanato no Telegram para receber mais dicas e passo a passos como esse!
Muito bom fácil de fazer ,amei!
MUITO LINDO O SEU TRABALHO. ME AJUDOU BASTANTE ESSE MOLDE DA BONECA.
OBRIGADO!
Que graça!!!
amei as bonequinhas, ótima para porta de maternidade
Obrigada! Estou fazendo o curso de guirlanda…. Amando!!!!!