Ter uma mini horta em casa é uma prática bastante saudável, além de econômica. Atualmente, até os decoradores estão usando mini hortas em ambientes internos, na própria cozinha, ou externos, em jardins verticais.
Mas uma grande sacada é usar garrafas pet para fazer sua mini horta. Para isso, é preciso tomar alguns cuidados. Veja nossas 7 dicas de como criar sua mini horta com garrafas pet e siga essa tendência que têm sido usada para decorar diversas casas, criando um ambiente agradável e muito saudável. Aproveite e veja alguns exemplos de hortas de garrafas pet para se inspirar.
Veja também:
10 Ideias Simples e Geniais para Montar um Jardim Vertical em Casa
Como fazer uma mini horta em casa
7 cuidados ao fazer sua mini horta de garrafas pet
1. Escolha das plantas
Como se trata de uma mini horta, normalmente se usam plantas bem pequenas, na maioria dos casos, temperos. Veja algumas sugestões:
- Diversos tipos de pimentas (varie as cores e tamanhos!)
- Salsinha
- Manjericão
- Hortelã
- Cebolinha
- Orégano
- Alecrim
2. Substrato
O ideal é comprar terra preta de jardinagem em casas especializadas. Mas lembre-se de comprar também algumas pedrinhas pequenas para o sistema de drenagem, que vamos explicar mais adiante.
3. Onde conseguir mudas e sementes?
Você pode optar por comprar mudas já crescidinhas ou sementes, que são vendidas em saquinhos em casas especializadas, onde você também encontrará as mudas. As mudas são mais garantidas de “pegar”, mas as sementes são interessantes também, para você acompanhar todo desenvolvimento de sua mini horta.
4. Como plantar
Os próprios saquinhos onde vêm as sementes explicam se devem ser somente jogadas sobre a terra, se é preciso enterrá-las e sobre a rega.
Quanto às mudas, peça instruções no local onde comprar, mas, em geral, deve-se evitar “amassá-las” no solo, ele precisa ser fofo, arejado e não deve ter umidade em excesso.
5. Drenagem
Aqui vai depender de como vai ser seu projeto de mini horta. Se for usar apenas umas 5 ou 6 garrafas pet cortadas e deixar no parapeito da janela ou na bancada da cozinha, basta ficar de olho se não está colocando um excesso de água.
Mas existem projetos mais elaborados, em que se corta a garrafa perto da borda (uns 15 cm) e faz-se um furinho na tampa, que se mantém na garrafa. Depois, colocam-se as pedrinhas, seguidas da terra preta.
Organizam-se as garrafas umas sobre as outras, com a boca virada para baixo (veja fotos com exemplos) e ao colocar a água na primeira garrafa ela vai sendo filtrada de vaso para vaso, até chegar na base. Lá, garrafas sem plantas nem terra são usadas só para recolher a água drenada e reaproveitá-la, regando novamente os vasos de cima.
6. Rega
Quem construir os sistemas de drenagem pode ficar mais tranquilo quanto à rega, mas, mesmo assim, evite excessos! Muita água pode apodrecer as raízes.
Que não usar o esquema descrito acima, deve fazer furinhos nas bases das garrafas e colocar os famosos pratinhos embaixo. Só regue as suas plantinhas quando os pratinhos estiverem secos.
7. Colheita
Esta é a melhor parte, mas trata-se de uma operação delicada! Evite acabar com suas plantinhas cortando muitas folhas de uma vez. Corte 30%, no máximo, da casa pé. Use uma tesoura, não faça isso com as mãos.
Se você só plantar temperos, eles podem durar bastantes antes de serem replantados. Mas se você cultivar alfaces e cebolinhas, por exemplo, você terá que plantar novas mudas a cada colheita, pis são arrancados com raízes e tudo da terra..
Agora que você já sabe todos os procedimentos para criar e cuidar de uma mini horta em casa, só falta separar as garrafas pet e colocar as mãos na massa.
Essas dicas de como fazer uma mini horta com garrafas pet foram escritas pela equipe Viva Decora.
Veja também:
Como Fazer um Jardim Artificial de Suculentas para Decorar sua Casa
Saiba como Transformar o seu Jardim com Vasos de Barro e Fios de Lã
Amei a dica, inclusive esse mais escuro serve pra quem tem problema de lactose ou asia. Basta mastigar bem e engolir uma folha por sete dias. Já tive e´periência.
Adorei sua aula sobre terrario,vou fazer.
Therezinha
Que bom, Therezinha. Tenho certeza de que vai ficar ótimo! Abraços
Agora descobri porque meus terrários nunca deram certo. Obrigada pelas dicas!
Eu adorei o vídeo, as dicas, já tenho algumas suculentas em casa e também reproduzi mudas vou aproveita-la para fazer um terrário com elas.
Um abraço.