Quer saber como fazer vela, mas não bem sabe por onde começar? A hora de aprender é agora! Você está prestes a ler um guia com tudo o que você precisa saber para começar a produzir suas velas.
É um artesanato simples capaz de dar resultados impressionantes e serve para fazer decorações muito bonitas. Inclusive pode ser também uma fonte de renda extra.
Porém, alguns cuidados são essenciais para produzir velas melhores. Por isso, depois de falar os materiais necessários, vamos dar algumas dicas. Então você verá o passo a passo que reservamos no final. Aí tudo vai ficar bem claro!
Pronta para acender sua criatividade?
Veja também:
Como Fazer uma Luminária de Vela com Vidro de Conserva
Como Fazer Velas Decorativas Passo a Passo
Quais os materiais necessários?
A matéria prima é bem básica. Você verá mais adiante que parte do processo lembra muito o de produção de sabonetes. Assim como eles, as velas podem ser coloridas com corante ou ganhar o perfume de fragrâncias.
Para fazer a vela tradicional você basicamente só precisa de dois ingredientes. Logo, os dois últimos são opcionais:
- Parafina (de acordo com a quantidade que você quiser fazer);
- Pavio artesanal parafinado (com um comprimento um pouco maior que o das velas);
- Fragrância (100g de essência oleosa para cada quilo de parafina);
- Corante (anilina serve).
E essas são as ferramentas que você precisa para manusear estes materiais:
- Faca;
- 1 panela esmaltada;
- Fogão convencional ou elétrico;
- Recipiente.
Antes de você aprender como fazer vela, algumas dicas são importantes e vão melhorar a qualidade das suas produções. Também é sempre bom se inspirar, então temos mais modelos para alimentar sua criatividade.
Como fazer velas: passo a passo
Depois de escolher sua parafina, o pavio, a cor e a fragrância caso for aplicar alguma, basta só botar a mão na massa.
Escolha um lugar fresco e longe de líquidos inflamáveis. Tenha cuidado, pois a parafina por si só já é um combustível, então se reagir com outras substâncias o resultado pode ser perigoso.
A primeira etapa consiste em derreter a parafina. Corte ela para que derreta mais facilmente. Use uma panela esmaltada grossa, garantindo uma maior resistência ao calor e menos chances de grudar.
Separe o molde ou recipiente que for utilizar e deixe o pavio preparado. Centralize ele bem.
Se não tiver um fogão elétrico e for derreter em um convencional, use fogo médio. Um termômetro será de enorme ajuda.
Tente manter a temperatura em torno dos 180ºC graus. Então despeje a parafina e mexa sempre. Isso garantirá que tudo vai derreter igualmente, evitando comprometimentos na textura final das velas.
Aplique o corante e ou a fragrância na parafina derretida, se quiser.
Despeje com cuidado a cera derretida no molde ou recipiente de sua escolha.
Você pode usar a ajuda de palitos de picolé, lápis ou coisas do tipo para manter o pavio no lugar enquanto endurece.
Depois destas etapas, é só aguardar esfriar. Idealmente deixe secando por um dia. As 24 horas vão te dar a certeza de que a parafina não vai rachar estragando suas velas pouco antes de ficarem prontas.
Para desenformar é só dar umas batidinhas no molde e ela vai saindo. Se exagerar na força a vela vai esfarelar. A princípio, vá com jeitinho.
Dê seu toque final! Corte no tamanho desejado, pense numa embalagem bem legal e acenda a chama deste artesanato na sua vida e na de muita gente.
Dicas e mais modelos para se inspirar
Velas podem ser um negócio interessante para a renda de quem vive ou não de artesanato. De todo modo, saber o que pode ser feito para aumentar a durabilidade das velas e o perfume delas é um benefício tão bom para você quanto será para seus clientes, caso você esteja buscando vender.
Nas velas também residem muitas possibilidades para explorar a criatividade. Enquanto você aprende essas dicas super especiais, que tal ir conferindo mais alguns modelos?
1. Quanto mais grosso for o pavio, maior será o fogo.
Prefira os pavios mais finos, desse modo as velas queimarão mais lentamente.
2. O pavio de barbante faz a parafina escorrer quando derrete, pois ele não absorve ela direito.
Isto faz com que a chama apague e a vela se desfaça com mais facilidade. Por outro lado, o pavio quimificado de algodão trançado não permite que a parafina escorra. Desse modo, a vela queima mais uniformemente.
3. A cor escurece na medida em que a parafina esfria.
Como você viu, a primeira etapa é derreter a parafina. Neste momento a anilina é aplicada, porém a cera quente deixa a cor um pouco mais clara do que o resultado final, depois que esfria.
4. Lembre-se do acabamento
Apare as arestas e dê um polimento final. Depois de frias e prontas, você pode aplicar vaselina líquida nas velas para dar mais brilho.
Verniz próprio para velas também é uma opção. As partes que remover podem ser reaproveitadas. É só derreter de novo e recomeçar o processo.
5. Se depois de secas estiverem deformadas, aplique mais parafina da mesma cor.
Preenchendo as cavidades antes de tirar do molde ou recipiente é uma ótima solução para as deformidades. Assim como é recomendado usar um ferro ou uma chapa quente para nivelar a base irregular.
6. O papel celofane conservará melhor o perfume de suas velas.
Sem dúvidas ele será a melhor embalagem neste caso. Outra dica é para antes de embalar: aplique na vela mais um pouquinho da essência usada na receita.
7. Você pode reutilizar potes de vidro como moldes ou recipientes.
E aí surgem inúmeras maneiras s de decorar suas velas além das cores e perfumes cativantes.
Viu como fazer velas é algo simples? O passo a passo é do The Spruce Crafts. Hora de partir para a produção . Lembre-se das dicas e suas velas terão mais chances de atingir o resultado esperado.
Dúvidas ou sugestões? Deixe um comentário. Aproveite e conte pra gente o que achou e suas ideias de velas!
Veja também:
Aprenda a Fazer um Lindo Porta Velas de Renda
Como Fazer Vela – Dicas Indispensáveis para Começar