No início desse mês, Belo Horizonte sediou a Feira Nacional de Artesanato, que é considerada a maior feira do segmento na América Latina. A feira aconteceu entre os dias 02 e 07 de Dezembro, em Belo Horizonte, e teve como tema “Festas Populares de Brasil”, trazendo como pauta a diversidade das culturas regionais através do artesanato. E é claro que a Revista Artesanato esteve por lá, cobrindo a feira para trazer todas as novidades em primeira mão para você.
Para se ter uma ideia, a expectativa era de que mais de 200 mil pessoas visitassem o evento, superando a marca dos anos anteriores. Isso se deve ao fato da feira ser conhecida por movimentar negócios na casa dos 90 milhões, sendo também uma ótima oportunidade para o artesão expandir sua rede de contatos, conhecer o que há de novo e se capacitar. Na feira o artesão teve a oportunidade de participar de oficinas, cursos e até consultorias, buscando as últimas novidades do mercado.
Por se tratar de uma feira com um forte tema cultural, os artesanatos regionais foram o grande destaque. Quem passou por lá ficou encantado com a decoração da feira, que contou com personagens marcantes da cultura popular brasileira, fazendo questão de registar esse momento que representa uma oportunidade única de conexão entre costumes, gostos e tradições populares de cada região.
Quem foi na feira também teve a chance de encontrar mais de 30 mil itens vindos de todos os cantos do Brasil. Era uma variedade sem fim, com direito a peças para agradarem todos os gostos e bolsos, para ninguém sair insatisfeito. Durante os seis dias foram comercializados produtos artesanais, desde os mais antigos e tradicionais aos mais modernos, como artesanato indígena, renda, peças com aplicação de patchwork, bordado, barro, cerâmica, produtos reciclados, além é claro das comidas típicas regionais. Os visitantes também curtiram apresentações culturais de música e dança, oficinas de artesanato de temas variados, como decoração de caixas em MDF e decoração de azulejo com cerâmica, além de cursos e palestras voltadas para a gestão do próprio negócio artesanal.
Se você esteve presente na feira, não deixe de nos contar o que achou! E se você não esteve, você não pode perder essa feira sensacional no próximo ano!
Gostaria de saber como faço para participar tendo em vista que possuímos uma associação de artesanato com 30 artesã !!!
Amo ARTESANATO, por favor me mandem ideias de reciclagens. Obrigado
Oi Sônia! Tenho uma dica bem legal, a PAPIETAGEM. É uma técnica muito fácil onde reciclamos papel. Nestes vídeos vc verá como é bem simples => http://www.youtube.com/watch?v=D9N9-k_TSpA
http://www.youtube.com/watch?v=_QFnXtHOWkc
Espero ter ajudado.
Conheci esta feira quando iniciou. Gostei. Fico imaginando como estaria hoje, mas sou avessa à locais muito congestionados.
Em novembro de 2012 me interessei pelo patchwork, comprei uma máquina usada e graças aos professores virtuais comecei a fazer minhas primeiras peças. Fui pela primeira vez à feira Artes das Gerais no Minascentro e me encantei com tanta beleza de trabalhos. Estou ansiosa prá ir nessa feira na Expominas. Moro em Contagem/MG e prá mim é bem perto.
Obrigada pelo convite.