Hoje vamos mostrar o que é preciso ter em casa para começar a trabalhar com a Encadernação Artesanal. Nesse artigo, fique por dentro das principais ferramentas materiais necessárias para fazer o corte, a costura do miolo e o acabamento das peças. Não perca por nada!
Veja também: Encadernação Artesanal – Guia Absolutamente Completo
Quando nos dispomos a aprender um novo artesanato, a maior dúvida, logo de início, é sobre as ferramentas e materiais necessários para começar a trabalhar, seja na produção de peças artesanais para vender ou mesmo para presentear. E com a Encadernação Artesanal não é diferente.
Saber os principais materiais e ferramentas utilizados nessa e em qualquer outra técnica artesanal é extremamente importante. É através dessas informações que você dar os próximos passos, como procurar saber onde tal item é encontrado mais barato, quanto de tecido, linha ou papel você vai precisar por um certo período de tempo, qual a frequência de compra e reposição de material e muito mais!
Ferramentas
Abaixo, listamos as principais ferramentas utilizadas na Encadernação Artesanal. Daremos ainda, dicas sensacionais de como substituir algumas ferramentas por objetos que já temos em casa. Essa ajuda é especialmente para quem está começando agora e não deseja comprar tudo logo de início. Confira!
Base de corte – É sobre a base de corte que você irá produzir todas as peças, inclusive fazer o corte e a colagem. Essa superfície é super resistente, protege a sua mesa e ainda vem com marcações em centímetros e polegadas, por esses motivos ela é indispensável.
Gabaritos – servem como referência de medidas, substitui a tradicional régua e padroniza o seu trabalho. Essa ferramenta deixa o trabalho mais simples e rápido, e pode ser encontrada nas versões MDF ou acrílico.
Rolinho de espuma – Essa ferramenta é utilizada para espalhar a cola em superfícies maiores, como em capas de álbuns e caixas de MDF.
Pincel – O pincel, esse utilizado para pintura, na Encadernação serve para espalhar a cola em locais onde o rolinho não é indicado, como em cantinhos, bordas e lombadas.
Conheça agora mesmo os dois cursos de Encadernação Artesanal oferecidos pela Revista Artesanato: Encadernação Artesanal – Kit para Ocasiões Especiais e Encadernação Artesanal – Festas e Eventos. Você vai amar!
Régua – A régua será sua parceira em todos os momentos, é com ela que você vai fazer as medidas, além de servir de guia na hora de fazer alguns cortes com o estilete. Dê preferência para uma de alumínio, que terá a vida útil mais longa.
Dobradeira – Essa ferramenta funciona como uma espátula, serve para vincar e ajuda a dobrar o papel ou o tecido.
Espátula de osso e espátula comum – As espátulas serve para alisar e dobrar tecidos e papéis para forração.
Fio de cabelo – Essa ferramenta serve para fazer os cantos de capas, por exemplo. É feita em acrílico transparente, o que colabora para uma melhor visualização do material no momento do corte.
Estilete/cortador circular – Esse é um dos equipamentos mais utilizados para cortar papéis, pois favorece um corte rápido e preciso.
Tesoura – Com essa ferramenta você irá cortar rendas, tecidos e papéis. Se puder, reserve uma tesoura para cada tipo de material.
Agulha grossa – Essa agulha, junto com o fio, é utilizada para as costuras do miolo.
Agulha curva – É utilizada para facilitar alguns tipos de costuras.
Agulhão – O agulhão serve para fazer furos em materiais mais firmes, como em couro e alguns papéis de maior gramatura.
Furador de papel tipo alicate – Esse furador pode ser utilizado para fazer furos menores, para passar fios e fitas.
Furadores de papel em formatos variados – Esses furadores, muito comuns na arte do scrapbook, podem ser muito úteis para enfeitar a peça, depois de finalizada.
Substituições
Cortador circular – pode ser substituído por estilete
Gabaritos – podem ser feitos por você com papel Calandrado
Espátula teflon e espátula de osso – podem ser substituídas por boleador para artesanato ou pelo cabo de um garfo
Fio de cabelo – pode ser confeccionado um molde similar em papel Paraná
Espátula – pode ser substituída por um cartão de crédito velho
Materiais
Confira agora alguns dos materiais mais utilizados na Encadernação Artesanal. Entre eles, estão diversos tipos de papéis, tecidos, fios e adereços decorativos. Saiba tudo!
Tecido de algodão – O tecido de algodão, depois do pepel decorado, é um dos materiais mais utilizados para fazer a forração de capas e caixas cartonadas.
Rendas – As rendas entram em cena para deixar as peças encadernadas com um aspecto romântico, e normalmente é aplicada em cima de um tecido ou de um papel que funciona como fundo.
Fitas (de organza, de cetim, de tecido) – As fitas podem ser utilizadas para enfeitar o trabalho ou até mesmo para fazer a costura da Encadernação.
Apliques e letras em MDF – Essas peças são ideias para serem coladas nas capas de álbuns e cadernos de assinaturas. Elas podem ser em formato de moldura para nome ou mesmo ser as iniciais dos noivos ou do aniversariante.
Adesivos de scrapbook – São utilizados como enfeites, decoram e deixam a peça mais caprichada. Esses adesivos são encontrados em formatos de flores, borboletas e muito mais.
Carimbos decorativos – Dão charme à peça, principalmente quando se busca um efeito vintage.
Cola branca extra – É a cola utilizada para colar a maioria dos materiais, como tecido, papel e alguns tipos de apliques. Essa cola pode ser utilizada para diversos artesanatos.
Fio encerado – É utilizado para fazer a costura dos cadernos do miolo.
Papel para scrapbook – É encontrado em estampas variadas e lindíssimas. Na Encadernação Artesanal ele é utilizado para forrar e revestir a estrutura de agendas, caixas e álbuns.
Ilhós – São aquelas pecinhas de metal que deixam o espaço dos furos que ficam à mostra com um melhor acabamento. São ótimos para para fazer tags e convites lindíssimos!
Cola tridimensional – É utilizada no momento do acabamento, serve para ressaltar detalhes.
Meia pérolas – É um adereço decorativo indicado para peças que precisam de mais detalhes, como é o caso de peças produzidas para casamentos e ocasiões especiais.
Papel calandrado e papel paraná – Muito utilizados para fazer capas e lombadas.
Papel color plus 180 g , papel antílope, papel opalina, papel pólen – Muito utilizados para fazer contracapas e miolos.
Quer aprender mais sobre o universo da Encadernação?
Aprenda hoje mesmo técnicas de costura e montagem de peças lindas e valorizadas, receba dicas incríveis sobre como comprar material mais barato e como vender seu artesanato. Quer aprender tudo isso?
Então conheça agora mesmo os dois cursos de Encadernação Artesanal oferecidos pela Revista Artesanato: Encadernação Artesanal – Kit para Ocasiões Especiais e Encadernação Artesanal – Festas e Eventos. Você vai amar!
Se gostou desse post, deixe seu recado aqui no final da página.
Um abraço e até a próxima!
Você também vai gostar de: