Janeiro é mês de comprar os materiais escolares dos filhos: lápis, caneta, caderno, livros etc. E como não podemos esquecer nada, muitas pessoas acabam estourando o orçamento do mês e formando dívidas. Por isso, nessa hora, o jeito é criar alternativas para economizar na lista de material das crianças.
E, apaixonados por artesanatos que somos, trouxemos um passo a passo super e fácil de seguir para você aprender como fazer o seu próprio estojo de lápis em tecido, além de dicas de aplicação de zíperes. Gostou? Então, vem com a gente!
Como fazer estojo de tecido?
Material para fazer estojo escolar
- 1 Zíper (no mínimo, 35cm)
- 1 cursor
- Viés
- 2 pedaços de tecido 10x5cm (para fazer o festim)
- 1 quadrados de tecido 30×30 cm (Forro)
- 1 quadrado de tecido 30×30 cm (Externo)
- 1 Manta acrílica no tamanho de 30×30 cm
- Alfinetes
- Fita métrica
- Tesoura
- Alfinete de segurança
- Linha para costura
Porta-lápis de tecido passo a passo
Já separou o material? Então, agora é hora de por a mão na massa. Mas antes disso, confira o vídeo que separamos com o passo a passo completo do como fazer estojo.
Viu como é fácil? Para não restar nenhuma dúvida sobre como fazer estojo simples, resolvemos trazer ainda mais duas dicas que vão te ajudar na produção desse material. Confira!
Dica 1: Qual tecido usar?
Para esse tipo de artesanato, o ideal é utilizar tecidos mais firmes, pesados e fáceis de lavar, como algodão e o brim. Como o porta-lápis de tecido serve para transportar objetos pontiagudos e afiados, o tecido mais forte terá mais resistência para suportar esse transporte e também vai durar muito mais tempo.
Veja abaixo outros tipos de tecidos resistentes e fáceis de lavar. Confira:
- Algodão cru – é um tecido mais grosso e, por isso, mais resistente. Ele também não possui cor. Dessa forma, se você quiser deixar o estojo de tecido mais bonito, pode bordá-lo ou fazer uma pintura. Fica a dica!
- Tricoline – é um tecido mais leve, com várias opções de cores e estampas e também muito popular. Como é um tecido 100% algodão, pode amassar com mais facilidade.
- Linho – o linho é um tecido feito de fibras naturais e possui ótima durabilidade. No entanto, por ser nobre, é mais caro que os mencionados anteriormente.
Gostou da nossa dica de tecido? Então, não deixe de conhecer também alguns outros tipos de tecidos em nosso post 16 tipos de tecidos para artesanato – Saiba como usar cada um.
Dica 2: Como pregar zíper?
A resposta para essa pergunta vai depender da habilidade que você possui com costura. Afinal, costurar um zíper exige prática. No entanto, para quem está iniciando no mundo da costura, existe uma técnica simples e infalível para aplicar zíper.
Por isso, se você deseja saber todos os detalhes dessa técnica super útil para quem está começando a trabalhar com costura, clique aqui e veja o nosso passo a passo.
A técnica do zíper invisível também é muito conhecida e utilizada, principalmente para dar acabamento em roupas e acessórios, como saias, vestidos e almofadas.
No entanto, também pode ser aplicada no seu estojo de lápis, caso queira um acabamento mais delicado.
Para isso, você terá que unir as duas partes do tecido com uma costura linear simples, depois costurar o zíper entre elas. Feito isso, corte e abra a costura para descobrir o zíper logo abaixo.
Achou complicado? Então, visite o post sobre aplicação de zíper invisível aqui e entenda melhor essa técnica.
Agora que você viu como é fazer um estojo de lápis de tecido, é só colocar em prática! Ah! E não se esqueça de contar pra gente o que achou das nossas dicas?
Deixe um comentário nos contando a sua opinião e não esqueça de entrar para o grupo da Revista Artesanato no Telegram para receber mais posts como esse!