Mal sabe pregar um botão na camisa? Quer aprender a costurar? Desvendar a máquina de costura e aprender técnicas que possibilitem melhorar seus projetos artesanais e ainda ganhar uma renda extra no final do mês? Então, este post é para você.
Hoje, nós vamos mostrar tudo o que você precisa saber para acelerar o seu processo de aprendizagem com costura e poder se jogar em projetos artesanais ainda mais ambiciosos. Confira!
Veja também:
6 Dicas Simples e Úteis Para Aprender a Costurar
1. Aprenda as técnicas básicas de costura
Antes de colocar a linha na agulha e sair casendo por aí, você precisa conhecer algumas técnicas básicas para não errar na costura. São passos simples, mas, se você seguir à risca, irão acelerar o seu processo de aprendizado. Veja abaixo quais são eles:
Molhe o tecido antes de costurar: dependendo do tipo de tecido, algumas peças podem encolher após a primeira lavagem. Por isso, antes de começar a produção de uma peça do zero, molhe o tecido e espere secar. Isso diminuirá os riscos da sua peça diminuir de tamanho.
Alfinete a peça antes de costurar: ao marcar o tecido com alfinete, você diminui as chances de errar a costura e estragar a peça. Por isso, é essencial alfinetar as peças antes de começar qualquer costura. Para fazer isso, basta colocar um alfinete a cada 3 centímetros de tecido.
Alinhave a peça sem pressa: além de alfinetar, é essencial alinhavar a peça. Isso porque, o alinhave garante, principalmente, que o comprimento fique no tamanho exato e a costura feita corretamente. Não tenha medo! Depois é só tirar o alinhavo e manter a costura.
Siga sempre o molde: um corte é um dos aspectos que definem se uma peça está bem produzida ou não. Por isso, sempre corte o tecido com calma e seguindo as instruções do molde. Assim, não tem erro e sua peça ficará maravilhosa!
Desfaça a costura: por algum motivo, pode ser necessário desfazer a costura e começar novamente. Mas, calma! Não é preciso entrar em pânico! Desfazer a costura e recomeçar o projeto é algo mais comum do que imagina, inclusive com costureiros(as) experientes. Por isso, a qualquer sinal, como quando a peça começar a perder o fio, desate a costura e comece de novo.
2. Não pule etapas
A confecção de uma roupa, ou de qualquer outro tipo de artigo, exige a realização de alguns processos básicos e consecutivos. E se você ainda está aprendendo, é ainda mais importante seguir cada etapa religiosamente. Isso porque, além de aprender e aperfeiçoar cada processo, você evitará que haja erros no seu projeto.
Então, veja abaixo quais são esses processos e a ordem de realização de cada um. Ah, e lembre-se sempre de praticar bastante.
- Tire as medidas;
- Faça um molde em papel;
- Corte o tecido;
- Coloque alfinete na peça;
- Alinhave tudo;
- Costure;
- Faça a 1ª prova;
- Costure;
- Insira os aviamentos (Zíper, Botões, Linhas, Contas, Chatons, Vidrilhos, Correntes, Elásticos, Entretelas, etc.)
- Entregue ao cliente.
3. Adicione um elemento novo a cada projeto
Não fique estagnada! Tente acrescentar um item diferente a cada novo projeto para que você possa aprender técnicas novas. Isso permitirá que você evolua cada vez mais no seu processo de aprendizado. Por isso, tente:
- Sempre misturar tecidos diferentes;
- Pregar zíper;
- Fazer um detalhe em couro falso.
4. Converse com pessoas que entendem do assunto
Troque uma figurinha com um amiga(o) que tenha experiência com costura. Essa é uma ótima forma de aprender novas técnicas sem gastar dinheiro com cursos. Além de bater um papo com quem você gosta, ainda pode melhorar a sua habilidade de costura. Bom demais, não é?
5. Pratique
Já ouviu aquele ditado: “A prática leva à perfeição”? Pois é, ele é real. Se você quer aperfeiçoar a sua habilidade de costura, a dica mais importante é praticar. E nada melhor para praticar do que consertar suas próprias roupas ou criar pequenos projetos. Tente começar por projetos mais simples, como:
- Costurar uma casa de botão;
- Aplicar botão;
- Costurar um botão com a máquina;
- Colocar zíper;
- Costurar bainhas simples ou invisível;
Em seguida, acrescente itens que possam aumentar a complexidade do processo e, consequentemente, o seu aprendizado. Se você fizer isso todos os dias, logo logo será um especialista na área.
6. Recomece um projeto se for preciso
Errar é normal, principalmente, nesse início. Por isso, não tenha medo de recomeçar um projeto se for necessário. Aliás, essa é uma excelente forma de aprender e progredir no seu processo de aprendizado. Seguindo essas dicas com paciência, determinação e capricho, em breve você será um ótimo costureiro(a)!
Gostou das nossas dicas para você aprender a costurar? Como você pôde ver, alguns truques e procedimentos básicos já são um grande passo para aprender e aperfeiçoar a prática da costura. Coloque-os em prática e veja a diferença no seu trabalho.
Aproveite para seguir a Revista Artesanato no facebook. Lá, você vai ficar por dentro de todas as dicas e novidades!
Veja também: