Conhecer as principais dicas de bordado é muito importante para fazer peças com bons acabamentos. Além disso, ao saber os materiais certos para cada tipo de bordado, você evita tentativas frustradas e gastos desnecessários de produtos.
Para te ajudar, separamos as principais dicas do universo do bordado. Primeiro, você vai aprender quais são as linhas certas para cada tipo de bordado e os tipos de tecido mais utilizados. Se você ainda não sabe, vai aprender também como transferir os riscos para o tecido. Por fim, você vai saber de uma vez por todas como manter o bordado impecável, mesmo quando precisar ser lavado.
Após aprender todas essa dicas valiosas, você vai conferir uma lista de peças bordadas, uma mais linda que a outra, para te inspirar em suas criações. Confira!
Veja também:
Dicas de Bordado: Tudo que Você Precisa Saber
Dica 1: Utilize a linha certa para o seu bordado
Cada tipo de bordado demanda um tipo de linha diferente. Veja só os principais tipos de linhas para bordar:
Linha de meada
A linha de meada é a mais utilizada para fazer bordados em geral, como por exemplo o ponto cruz e o vagonite com linha. Ela é encontrada facilmente em armarinhos e em lojas de artesanato em uma infinidade de cores.
Linha de crochê
A linha de crochê também pode ser usada para bordar. Já que ela é bem grossa, esse tipo de linha é uma boa opção para criar detalhes maiores e bem aparentes em peças menos delicadas, como em bolsas e almofadas, por exemplo.
Linha para ponto russo
A linha especial para ponto russo é exclusiva para esse tipo de ponto. Ela é encontrada em diversas cores, assim como é disponível em fios metálicos e brilhosos.
Fitas
Como você já sabe, as fitas não são consideradas linhas, mas com elas é possível criar lindos bordados, como o vagonite feito com fitas e as flores de fita, por exemplo.
Dica 2: Se atente para o tecido utilizado
Os tipos de tecido mais utilizados para bordar são basicamente dois, o algodão e o etamine. Confira agora as principais diferenças entre os dois:
Algodão
Para os bordados à mão livre, o tecido de algodão é o mais utilizado. Isso porque ele tem boa qualidade, além de facilitar a passagem da agulha e da linha, sem estragar o tecido.
Etamine
O etamine, que também é feito de algodão, tem uma trama formada por pequenos quadradinhos, que permitem a contagem dos pontos. Esse tipo de tecido é ideal para fazer o ponto cruz e o vagonite, já que são técnicas simétricas, feitas a partir de traços retos.
Dica 3: Transfira os gráficos para o tecido
Os gráficos são peças chave, pois são eles que guiarão todo o processo de bordado. Para transferi-los para o tecido, use papel carbono próprio para tecido.
O passo a passo é bem simples: coloque o carbono sobre o tecido; depois, posicione o gráfico desejado sobre ele; use alfinetes para manter tudo no lugar; e trace o desenho com uma caneta. Para não danificar o gráfico, você pode protegê-lo com um plástico antes de passar a caneta.
Dica 4: Lave e passe a peça corretamente
Sempre lave um por um, e à mão, os tecidos bordados. Outra dica essencial é que se deve usar apenas sabão neutro na lavagem das peças bordadas.
Quando for passar o tecido, tenha o cuidado de virar o bordado para baixo e envolvê-lo em outros dois tecidos brancos. Somente após proteger o bordado com esses tecidos, passe o ferro em temperatura média.
Inspirações de bordados
Agora que você já sabe as principais dicas de bordado, confira inspirações de lindas peças com diversos tipos de bordado.
1. Toalha de rosto bordada com ponto cruz
2. Panos de prato bordados com ponto vagonite
3. Caminho de mesa bordado com vagonite de fitas
4. Toalha de mão bordada com fitas
5. Almofada bordada em ponto russo
6. Bastidor decorativo com bordado mexicano
Agora você já conhece as principais dicas de bordado, que apesar de simples, fazem toda a diferença no acabamento e na vida útil da peça. E como você acompanhou, elas servem para qualquer tipo de bordado, seja com fios ou fitas.
Quer aprender muito mais? Então conheça o Curso de Bordado com Fitas. Após fazer o cadastro nesse curso totalmente online você vai aprender como fazer lindas peças utilizando as mais variadas técnicas de bordado com fitas.
Veja também:
A contagem e soma eu já fazia, mas aprendi a dobrar pra encontrar o meio.
Oi, Nathália. Obrigada por comentar. Abraços