Existem pessoas que possuem o dom de fazer artesanato. Elas conseguem idealizar com facilidade objetos e executá-los manualmente de forma belíssima. Pois os admiradores da técnica do “faça você mesmo” – ou, na famosa sigla em inglês, “DIY” – estão apostando na recente tendência de valorização dessas peças para mudar o cenário da decoração de interiores mundial.
Fonte: Studio C | Bender ArquiteturaDos mais simples aos mais elaborados, em aparência moderna ou lembrando antigas heranças de família, não importa. O artesanato pode, sim, embelezar diferentes ambientes de uma casa, como as cozinhas.
Esse “toque a mais de decoração” faz com que o espaço pareça mais agradável e convidativo, principalmente aos olhos dos visitantes – lembrando que, antes, ele deve satisfazer os gostos dos moradores.
No geral, é simples. Permita-se ousar. Deixe a criatividade fluir!
Veja também:
17 Truques Inteligentes Para Organizar Uma Cozinha Pequena
10 Ideias Simples e Geniais para Montar um Jardim Vertical em Casa
Por que apostar em artesanato para decorar cozinhas?
Uma cozinha não deve se resumir apenas a móveis, eletrodomésticos e utensílios. Atualmente, por se tratar de um ambiente onde as pessoas costumam realizar suas refeições e confraternizar com seus amigos e familiares, deve, também, ser mais divertido e alegre.
Por isso, vale a pena a pena investir em enfeites para quebrar toda a frieza e monotonia, assegurando ao espaço uma estética mais delicada. Adornar uma cozinha com adereços feitos por você e que transmitam sua personalidade torna a proposta ainda mais especial.
Na verdade, qualquer detalhe incorporado com doçura e criatividade é capaz de romper com o conceito básico da boa decoração. Só que as peças artesanais surpreendem mais porque influenciam as sensações dos moradores, além de reforçar a ideia de familiaridade.
Como confeccionar peças de artesanato para cozinhas?
Vários tipos de materiais podem ser trabalhados para confeccionar artesanato para cozinhas, como os tecidos termocolantes, a espuma vinílica acetinada ou a porcelana fria. Mas, não há nada que instigue mais a criatividade do que o reaproveitamento de materiais que iriam ser jogados fora.
Um exemplo é a personalização de tampos e bancadas com pedaços de azulejos através da arte milenar dos mosaicos.
Portas e fundos de gavetas podem ser encapados com retalhos de tecidos de várias estampas. Sobre mesas, prateleiras, fogões e pias, um conjunto criado com figuras e desenhos ornamentais acompanharia a paleta de cores.
Inspirado em motivos que representam propostas de cozinhas, peças personalizadas com pinturas, colagens, decoupage, crochê, patchwork ou outra aplicação, dariam mais vida ao ambiente.
Exemplos de decoração com artesanato em cozinhas
Com tecido é possível fazer:
Panos de prato; pegadores de panela; capas para botijão de gás, batedeira, liquidificador e cafeteira; toalhas de mesa e jogo americano; puxa-sacos; e suporte para tampas de panelas.
Com materiais reutilizados é possível fazer:
Porta-guardanapos; esculturas; lustres temáticos; relógios; suporte para utensílios; vasos para arranjos; e potes para guardar alimentos, como feijão, arroz e macarrão.
Com papel ou porcelana é possível fazer:
Ímãs de geladeira; rótulos para vasilhas; decorações de parede, como pratos pintados à mão; e mais.
Com madeira é possível fazer:
Colheres de pau, garfo e espumadeira artesanais; frutas falsas; quadrinhos; e móveis rústicos ou personalizados, como bancos, banquetas e cadeiras.
Com elementos naturais é possível fazer:
Cestas e fruteiras de palha; arranjos com plantas e flores; e vidros decorativos, com sementes e pimentas, por exemplo.
Cuidados extras quanto à renovação de cozinhas com artesanato
Antes de sair comprando ou executando peças de artesanato para cozinha, é preciso ponderar se há mesmo espaço para enfeites no ambiente.
- Será que tudo isso, ao invés de embelezar, não trará incômodo visual?
- Será que não vai atrapalhar a circulação dos usuários?
- Não vai dificultar a limpeza do lugar, principalmente a extração de poeira e gordura?
- Não será um risco para acidentes domésticos?
A cozinha deve ser um ambiente bonito, mas, acima de tudo, seguro, prático e funcional.
Por isso, é importante tomar cuidado para não errar na escolha dos itens. Também em suas combinações. Use seus talentos e habilidades na medida certa!
Não se pode pecar por causa de exageros. Para não prejudicar a harmonia estética, deve-se dar preferência por paredes e armários em cores claras. Um fundo neutro combinará melhor com qualquer tonalidade de cores e permitirá o acréscimo de peças de diferentes estilos.
Estas dicas de como decorar a cozinha com artesanato foram idealizadas pela equipe Viva Decora.
Veja também:
8 Dicas de Decoração com Artesanato Para Deixar sua Sala Charmosa
Relogio personalizado e arranjos de galhos secos coloridos
Relogio personalizado e arranjos de galhos secos coloridos, achei as idéias incríveis
Amei as dicas!
Estão de parabéns tudo muito lindo
Amei todas as dicas.