O crochê é um sucesso no mundo da moda e do artesanato. Além de ser muito famoso, ele permite a produção de uma variedade imensa de artigos, como roupas, bolsas, toalhas de mesa, entre muitos outros.
Mas você já ouviu falar do crochê tunisiano? Ele é um tipo de crochê mais complexo e com pontos diferenciados, o que faz essa técnica se tornar ainda mais bonita.
Por isso vamos falar neste artigo sobre esse crochê, para que você possa conhecer e se aventurar nessa técnica. Vamos também te mostrar vídeos de passo a passos e fotos de peças que podem ser produzidas com essa técnica para que você possa se inspirar. Confira!
Veja também:
Você Sabe Qual a Diferença entre Tricô e Crochê?
Bico de Crochê Simples: 90 Modelos Lindos e Fáceis de Fazer
Mas, afinal, o que é crochê tunisiano?
Também conhecido como crochê afegão, o crochê tunisiano mistura técnicas do crochê e do tricô na criação de seus artigos.
No crochê afegão, as carreiras são compostas por duas partes: linha de ida e de volta. Isso exige que as voltas sejam feitas com toda a carreira na agulha.
Ao terminar uma linha, ao invés de virar a peça – como é feito no crochê tradicional, você deve iniciar uma linha de volta. Ou seja, o trabalho é feito apenas em um lado da peça. Isso dá origem a uma trama mais fechada e resistente, o que, por sua vez, cria peças com a textura mais grossa.
Esse tipo de crochê pode ser feito com diversos tipos de linhas, como lã, malha e barbante. A agulha utilizada é longa e possui um gancho em uma de suas pontas.
Existem vários pontos no crochê tunisiano. Os principais são: alto duplo, palito, favo, esteira, fantasia e simples tunisiano. Veja como fazer cada um deles:
Ponto alto duplo
Ponto palito
Ponto favo
Ponto fantasia
Ponto esteira
Ponto simples tunisiano
Para fazer esse ponto, siga o passo a passo abaixo:
Vamos fazer a carreira de ida primeiramente.
1. Crie uma corrente de pontos comuns utilizando um nó ajustável. Se você quiser, pode utilizar uma agulha comum para isso. Caso utilize-a, depois que terminar a corrente, pegue a agulha própria do crochê tunisiano e passe a linha por dentro de cada corrente, segurando o ponto na agulha.
2. Para fazer um nó ajustável, passe a ponta da linha por baixo da ponta que vem do novelo. Depois passe essa ponta através da base da laçada, criando uma segunda laçada, apertando a primeira em volta da segunda.
3. Insira a agulha dentro dessa segunda laçada e aperte-a puxando a ponta da linha.
4. Insira a agulha dentro da segunda corrente. Em seguida, puxe a laçada para trás passando pela frente da peça.
5. Ao fim desse passo, você deve ter duas laçadas na agulha.
6. Repita o segundo passo com cada corrente até chegar ao final.
7. Para cada corrente, insira a agulha dentro do ponto, passe a linha em volta da ponta da agulha e passe a laçada de volta pela frente do ponto, finalizando a sua carreira de ida.
Agora é hora de fazer a carreira de volta!
1. Passe a linha sobre a ponta da agulha através de uma laçada na agulha.
2. Para o segundo ponto de volta, passe a linha na ponta da agulha e puxe a linha através de duas laçadas que estão na agulha. Feito isso, você terá uma laçada a menos na agulha.
3. Repita o passo anterior, indo de trás para frente, até alcançar o início do trabalho. Você deve ter apenas uma laçada na agulha até completar a sua primeira carreira de volta e também sua carreira de preparação.
4. Faça as carreiras de ida e volta como nos passos anteriores. Termine com uma carreira de volta.
Veja no vídeo a seguir algumas outras dicas e informações desse tipo de crochê.
72 Peças feitas com o crochê tunisiano
Agora é hora de conhecer quais os tipos de peças podem ser produzidas através dessa técnica. Essa é uma ótima oportunidade para você se inspirar!
1. Enxoval de bebês
2. Bolsas e carteiras
3. Capa para almofada
4. Manta
5. Tapete
6. Vestimentas e acessórios
Veja como fazer uma gola de crochê tunisiano no tutorial a seguir.
7. Jogos americanos e sousplats
8. Enfeites
Incrível o crochê tunisiano, não é mesmo? Ele dá origem a peças bonitas e bem diferenciadas, assim como o crochê tradicional. Agora que você já conhece essa técnica pode começar a fazer suas próprias peças.
Qual das peças você achou mais bonita? Conte-nos o que achou e deixe suas dúvidas e sugestões nos comentários.
Veja também:
60 Modelos Incríveis de Guardanapo de Crochê com Passo a Passos
Saída de Praia de Crochê: 55 Modelos + Gráficos para Baixar
Amei demais parabens!
Que bom que gostou, Maria!
Trabalho com crochê e amigurumi por encomenda
Gostaria muito de fazer uma pasta ou comprar revistas com todos estes gráficos que foram popstados gentilmente você poderia conseguir para mim, nao consigo formar uma pasta com o que recebi podes me ensinar como fazer por favor, achei tudo muito lindo e sou apaixonada por croche mas só consigo fazer com gráficos e tenho dificuldades de fazer os cantos para que não repuche em se tratando de toalhas quadradas…muito obrigada gostaria de associar-me para receber mais motivos de croche..por favor fico aguardando.Um abraço
Ilona, não vendemos revistas, mas você pode salvar todos os gráficos em um pendrive e levar em uma gráfica para imprimir, eles devem te ajudar, e até mesmo encadernar para você ter tudo organizado.