Talvez você nunca tenha escutado a expressão “crochê de grampo”, mas, com certeza, já viu muito dessa técnica por aí!
Afinal, ela tem sido muito utilizada para fazer peças de roupas maravilhosas, como blusas, vestidos, saias e calças.
Mas o que é exatamente o crochê de grampo? Devem ter surgido muitas dúvidas sobre essa técnica, não é mesmo? Pois não se preocupe, vamos responder todas elas neste guia completo. Confira!
Veja também
Pulseira de Crochê: Passo a Passo Fácil para Iniciantes
Tapete de Crochê Redondo: Guia Completo para Fazer o Seu
O que é crochê de grampo e quais são os materiais necessários para produzi-lo?
O crochê de grampo é uma técnica que permite a produção de peças únicas, lindas e muito rápidas de serem feitas, ou seja, você economiza muito tempo na fabricação.
O resultado dos trabalhos costuma ter a aparência de uma bela renda.
Seu primeiro e maior diferencial para o crochê tradicional é ser elaborado com uma ferramenta chamada “grampo”, como o próprio nome da técnica já sugere.
É desse item que define o tamanho final da peça. Por isso você pode optar por diversos modelos e tamanhos de grampos.
Veja um tipo de grampo para crochê na imagem abaixo:
É possível, também, utilizar o tear de grampo regulável, que permite alterar a largura a cada trabalho, conforme a sua preferência e necessidade. Olha como é essa ferramenta na imagem a seguir:
Além do grampo, você precisa, para desenvolver essa técnica, de uma agulha de crochê e de linha, sendo esses últimos materiais já conhecidos por quem pratica o crochê tradicional.
E assim como no nosso conhecido e velho crochê, a espessura da agulha de crochê deverá estar de acordo com o fio utilizado. Lembre-se que no rótulo do novelo contém a indicação do número da agulha.