Você pode até nunca ter escutado exatamente o termo “crochê de grampo”, mas, com certeza, já viu muito dele por aí.
Para quem ainda não sabe, o crochê de grampo é uma técnica que permite a produção de peças com a aparência de renda.
Sua principal diferença para o crochê tradicional é que ela é elaborada com uma ferramenta chamada tear de grampo. Além disso, esse tipo de artesanato permite a criação de peças únicas e incríveis de forma muito rápida, fácil e prática.
Por essa praticidade e por permitir um visual diferenciado, essa técnica é uma tendência do mundo do artesanato e da moda! Não por acaso, uma das apresentadoras mais famosas do Brasil aposta em peças feitas a partir dela.
E você, quer aprender a fazer uma blusa de crochê? Então separe:
- 1 novelo de linha Anne na cor 7684
- 1 novelo Anne na cor 1074
- Marcador de ponto
- Agulha de crochê nº 1.75
- Agulha soft de crochê nº 4
- Fita métrica
- Agulha para arremate
- Tear de grampo
Veja também
Bandô de Crochê: Passo a Passo, Dicas e Inspirações
Ursinho de Crochê: Passo a Passo Completo + 5 Receitas Grátis
Tutorial blusa de crochê de grampo
Dicas para fazer uma bela blusa de crochê de grampo
Você viu no tutorial acima como é fácil fazer uma blusa com crochê de grampo, não é verdade? Mas para que o seu trabalho saia perfeito, detalhamos um pouco mais o passo a passo mostrado e separamos algumas dicas de execução. Veja só!
1. Tamanho da blusa
É a quantidade de argolas que determina o tamanho da blusa. No tutorial, você aprendeu a fazer uma blusa com 100 elos, que corresponde ao tamanho M. Caso queira fazer uma blusa menor ou maior é só diminuir ou aumentar a quantidade de argolas. No caso de uma blusa P, você fará 80. Já para obter uma blusa G, você deverá fazer 140 argolas.
Mas atenção: esse número de argolas deve aparecer em cada lado do tear. Ok?
2. Uso do marcador de pontos
Uma dica para não se perder nessa contagem é utilizar o marcador de pontos a cada 10 argolas. Ou, então, você pode escolher um outro número para fazer essa marcação e se orientar.
3. Virada do tear
Você deve ter visto no tutorial que, a cada ponto, o tear é virado para o outro lado, certo? Mas lembre-se sempre de virá-lo para o lado esquerdo!
4. Arremate
Depois de ter unido todas as 8 tiras feitas com o crochê de grampo e ter modelado a blusa – fazendo ombro, cava, gola, entre outros –, é preciso fazer o arremate dos fios que sobraram na peça.
Para isso, coloque o fio na agulha de arremate, esconda-o no meio da tira e corte a sobra.
Mais inspirações de blusa de crochê de grampo
Quer conhecer mais modelos de blusa de crochê de grampo? Separamos para você outras tantas inspirações para você se surpreender e colocar em prática!
Viu como é fácil fazer o crochê de grampo?
Se ficou alguma dúvida ou se você tem sugestões de conteúdos de artesanato para escrevermos, deixe registrado nos comentários abaixo.
Veja também
Puxa Saco de Crochê: 72 Modelos Lindos para Decorar sua Casa
Artesanato Lucrativo: Lembrancinhas em Feltro e Crochê
Amei às receitas e vídeos. Ensina com facilidade e atenção. Obrigada. Desta forma fica fácil aprender a confeccionar os produtos. Só não aprende quem não quer.
Muito boa a apresentação que foi de uma didática muito boa. Parabéns