A técnica de craquelê tem origem francesa e é a responsável por aquele efeito de rachaduras e ranhuras, como se o tempo tivesse atuado severamente nas peças. As superfícies craqueladas ganham um aspecto de “antiguinhas”.
Utilizando essa técnica, como num passe de mágica, você pode renovar peças sem vida e sem graça, dando à elas um ar vintage, bem charmoso e elegante. Você pode produzir esse efeito de muitas maneiras, mas hoje vamos ensinar como fazer craquelê com cola, uma técnica mais fácil, menos trabalhosa e muito mais barata.
Veja também:
Descomplicando o Processo
Com os kits de craquelê disponíveis no mercado, o resultado, muitas vezes, não é o desejado. Além do preço “salgado” do kit, o processo pode ser bem complicado e demorado, sobretudo, para quem está começando.
Por isso, fomos pesquisar uma técnica mais acessível e menos trabalhosa para que você consiga o mesmo efeito. E descobrimos que, com cola branca e tinta PVA, facilmente encontrados em lojas de artesanato, conseguimos reproduzir o mesmo acabamento, com menos tempo e trabalho, além do menor custo.
Nessa técnica, a cola branca faz o papel do verniz craquelador vendido no mercado, dando o mesmo aspecto de rachaduras para as peças em MDF, cerâmica, madeira e vidro. Vamos aprender? Mãos à obra!
Técnica de Craquelê com Cola
Materiais Necessários
- Tinta PVA de cores contrastantes (exemplo: azul marinho e azul claro; vermelho cereja e rosa; preto e cinza);
- Cola branca (dê preferência para a cola Cascorez de rótulo azul);
- Peça em MDF, madeira, vidro ou cerâmica;
- Pincéis para aplicar a cola e a tinta, sendo um de cerdas macias;
- Secador de cabelos.
Passo a Passo
1. Prepare a peça, pintando toda ela com base acrílica para dar o fundo. Uma boa opção é usar a Base Acrílica para Manualidades da Acrilex.
2. Após a secagem do fundo, pinte a peça com a tinta PVA mais escura. Cubra totalmente a peça.
3. Espere secar completamente e passe uma camada de cola (você pode escolher: se quiser o efeito craquelado mais delicado, passe uma camada fina, se quiser o efeito das rachaduras maior, deixe uma camada mais grossinha.
4. Sem esperar secar a cola, misture um pouco de água na tinha PVA mais clara (para que ela fique mais ralinha), e, com o pincel macio, pincele com suavidade sobre a cola. Lembre-se que deve ser de leve mesmo, para não tirar a cola do lugar.
5. Para conseguir o resultado mais rapidamente, seque com o secador de cabelo ajustada no ar quente. Aos poucos, você vai perceber que o efeito craquelado vai surgindo e a cola vai ficando transparente.
6. Pronto, sua peça já está craquelada! Agora é só esperar secar por completo e aplicar verniz em spray caso queira que sua peça dure mais.
Obs.: Esse tipo de craquelê não serve para craquelar figuras, só para craquelar a própria tinta. Os materiais que melhor recebem a técnica de craquelê com cola são a madeira, o MDF e a cerâmica.
E aí? Gostou de aprender mais essa técnica? Com ela, você pode renovar o visual da sua casa e presentear amigos e parentes nesse fim de ano. E, em tempos de crise, que tal usar a técnica do craquelê com cola como uma alternativa de renda?
Você pode aprender muito mais na Revista de Artesanato. Acesse o link http://cursos.revistaartesanato.com.br e descubra outras novidades do mundo do artesanato. Todos os cursos são demonstrados passo a passo, facilitando o aprendizado, sobretudo para os iniciantes.
Texto e fotos: Natália Chagas
Veja também:
Achei a ideia EXCELENTE, vou fazer um imediatamente. PARABÉNS pela . inteligência e tbm pela iniciativa. Obrigada.