Como Vender Artesanato pela Internet e Ganhar Dinheiro

Como Vender Artesanato pela Internet e Ganhar Dinheiro

Todo mundo que faz artesanato profissionalmente deseja duas coisas: vender os seus produtos e ser reconhecido pelo que faz. Escrevemos um post há algum tempo atrás com várias ideias para ganhar dinheiro com artesanato. Se você ainda não leu esse artigo, leia, pois vale a pena.

Após ler as dicas de como ganhar dinheiro, é hora de pensar na venda. Hoje em dia, um meio de vendas que não pode ser ignorado é a internet.

Estudos estimam que cerca de 81 milhões de pessoas acessam a internet no Brasil, e esse número não pára de crescer. Assim como também está crescendo o número de pessoas que fazem compras pela internet. Mas como você pode aproveitar essa tendência e vender os seus produtos pela grande rede?

O post que você vai ler agora busca informar como vender artesanato pela internet. Vamos dar algumas dicas básicas, porém valiosas. Confira!

3 Sites Para Vender Artesanato

Existem diferentes formas de vender produtos artesanais pela internet, e uma deles é através de sites especializados. Confira algumas opções.

Elo7

elo-7-logo

O primeiro e mais importante site que você pode utilizar para vender os seus produtos artesanais é o Elo7. Esse é um site dedicado a pequenos artesãos, que querem divulgar os seus produtos e não sabem muito bem como criar uma loja virtual.

Ele permite que você crie a sua loja, dentro do próprio site Elo7, e venda os seus produtos de maneira bem simples. Uma grande vantagem para quem está começando é que não é necessário ter uma empresa para se cadastrar.

Por esse site todos os clientes poderão comprar seus produtos e fazer o pagamento com cartão de crédito ou com boleto bancário, através de um sistema chamado de Moip. E o valor das vendas é creditado diretamente na sua conta bancária de pessoa física.

Para começar a vender nesse site basta tirar as fotos dos seus produtos, se cadastrar no elo7 e inserir os seus produtos.

Mercado Livre

mercado-livre-logo

O Mercado Livre é o maior site de leilões do Brasil e um grande potencial para as suas vendas. Você cadastra os seus produtos, envia fotos, coloca as descrições e começa a vender.

Existem anúncios grátis, porém, eles aparecem nas últimas posições nas buscas e são pouco vistos. O ideal é você colocar anúncios pagos para ter mais sucesso. O valor desses anúncios varia de acordo com o nível de destaque que você deseja.

Nesse site o comprador fecha a compra e entra em contato com você para combinar os detalhes, como cor, tamanho e modelo. Você pode aceitar pagamentos via cartão de crédito utilizando o mercado pago.

Ateliweb

Assim como o Elo7, essa é uma plataforma dedicada exclusivamente à compra e venda de artesanato. Entretanto, bem mais jovem e até então menos conhecida.

O site Atelieweb apresenta uma proposta bastante atrativa: promete não descontar comissão sobre as vendas, oferece página exclusiva com todos os produtos da loja e aposta na divulgação dos contatos do vendedor – algo bem diferente do que acontece hoje no Mercado Livre.

Como Receber os Pagamentos?

Existem alguns serviços extremamente interessantes para você receber os seus pagamentos pela internet. Confira alguns.

PagSeguro

Você se cadastra no pagseguro e pode receber pagamentos por cartão de crédito, boleto bancário e transferência online. É cobrado um percentual da compra que varia de acordo com o método de pagamento.

Não precisa ter empresa para utilizar esse serviço, e você pode receber os seus pagamentos diretamente na sua conta bancária. Existe um intervalo de 14 dias entre a data da compra e a data em que o dinheiro estará disponível para você. Esse atraso é por motivo de segurança, pois quem compra pode reclamar no site para receber o dinheiro de volta.

Bcash

O Bcash Funciona praticamente da mesma maneira que o PagSeguro.

Moip

O Moip é o sistema utilizado para receber pagamentos no Elo7 e no Ateliweb.

Como Criar uma Loja Virtual

Se você está pensando em um meio mais profissional de vender os seus produtos, pode então construir a sua própria loja virtual. Atualmente os custos para criar e manter uma loja simples são relativamente baixos. Entretanto, tenha em mente que se você quiser algo realmente profissional, é necessário investir um bom dinheiro.

Vamos às opções de baixo custo disponíveis para você criar a sua loja virtual.

Uol Host

Uol Host é um provedor de serviços para a internet pertencente à empresa UOL, uma das maiores empresas nesse segmento no Brasil. Pagando um valor fixo mensal você pode criar uma loja virtual completa, prontinha para começar a vender. Eles possuem um acervo de layouts prontos para você colocar a sua loja com a cara que quiser.

Locaweb

Locaweb funciona nos mesmos moldes do Uol Host; você se cadastra, paga uma taxa mensal e pode inserir os seus produtos para vender.

DotStore

DotStore é um sistema bastante interessante para ter a sua loja virtual. Ele é semelhante aos anteriores, porém, com um custo maior.

Iluria

Iluria é uma das plataformas mais acessíveis para o artesão vender produtos na internet. O valor de manutenção é extremamente baixo, além de ser um ótimo sistema.

Além dessas opções, ainda existe uma infinidade de sistemas de loja virtual na internet. Faça uma pesquisa no Google e veja mais opções até achar a ideal para você.

Invista na Divulgação

Blog

Após estabelecer o seu meio para vender os seus produtos, você pode criar um blog para divulgar mais detalhes sobre o seu negócio. Você pode escrever, por exemplo, sobre como fazer artesanato, sobre o modo da pessoa utilizar os produtos, e sobre informações em geral.

Um blog, para fazer sucesso, deve ter algum conteúdo interessante para quem o acessa. Nunca faça um blog e coloque apenas propaganda, pois assim ninguém nunca irá visitá-lo. Coloque informações que possam agregar algum conhecimento ao leitor e, aproveitando essas informações, divulgue os seus produtos.

Aprenda aqui como criar um blog grátis.

Dicas Importantes

Você deve entender que a venda pela internet é uma coisa extremamente séria. Então, antes de colocar qualquer produto à venda, tenha certeza de que vai conseguir entregar a qualidade esperada e cumprir os prazos de entrega estabelecidos.

Outra dica importante é fazer um planejamento. Pense nos seus objetivos e quais serão os meios utilizados para alcançá-los. É extremamente recomendável fazer um plano de negócios para definir todos os detalhes. Visite o site do Sebrae e veja mais informações sobre isso.

botao-lista

E você, o que está fazendo para vender o seu artesanato? Conhece mais algum site de vendas que merece estar aqui? Deixe um comentário e compartilhe essas informações com a gente!

Revista Artesanato
Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

31 Comentários
  • Maria Helena

    Como sempre vcs nos ajudando muito. Meus agradecimentos carinhos. Obrigado mesmo. Parabens.

  • Elaine Pereira dos Santos Kotarski

    Oi Fernando,
    Faço parte do clube de caixas decoradas, apesar de já ter ouvido você falar desse tema lá, adorei a postagem porque pessoas como eu que não sabem por onde começar vão encontrar uma luz no fim no túnel. Parabéns pelo ótimo trabalho.

  • Fernando, lendo seu texto, a história do seu personagem tive um insight!!!
    Ficou muito mais claro pra mim o mote da minha loja e meu público-alvo!!!
    Obrigada, mais uma vez!

  • Claudete de Paula

    Gostei muito do artigo e gostaria de receber mais dicas. Obrigada