Tapetes feitos de tecido são muito comuns nas casas de todo mundo. É frequente vermos tapetes retangulares enfeitando o lar, mas tapetes redondos são, sem dúvida, muito inovadores e elegantes. Trazemos hoje um passo a passo incrível. Vamos mostrar como fazer tapete de tecido para você enfeitar diversos cômodos da casa.
Os tapetes vão muito além de auxiliar na limpeza da sola dos calçados, eles dão charme a qualquer ambiente. Logo, são itens essenciais quando o assunto é decoração.
O melhor de tudo é que eles são muito simples de fazer. Basta escolher os tecidos que mais combinam com o estilo da sua casa, e pronto! Acompanhe esse post pra lá de interessante e aprenda como fazer um tapete de tecido a partir de um passo a passo super simples.
Veja também:
Como Fazer um Tapete de Tecido
Materiais necessários
- Corda de poliéster para varal.
- Tiras de tecido com aproximadamente 5 cm de largura (use as cores de sua preferência)
- Tesoura para tecido.
- Máquina de Costura com uma agulha para costura pesada (agulha de Brim, por exemplo).
Dica: O tapete de tecido das imagens abaixo foi feito com aproximadamente 15 metros de corda e 9 metros de tecido. Você pode utilizar outras quantidades desses materiais para fazer tapetes de diferentes tamanhos.
Passo a passo
1. Pegue o início da corda e envolva uma das tiras do tecido nela. Antes de continuar, veja se ponta ficou bem coberta!
2. Dobre a ponta da corda para baixo. Costure alguns centímetros para que o tecido não saia do lugar e para que a ponta não desmanche.
Dica: Utilize uma agulha mais forte e ajuste sua máquina em tensão mais alta. Isso porque você vai costurar corda, que é um material mais grosso em relação à espessura dos tecidos tradicionais. Se preferir, faça testes costurando alguns retalhos ao redor da corda até encontrar a configuração ideal.
3. Vá costurando os tecido sobre a corda. Enrole as tira de tecido ligeiramente, mantendo sempre a agulha na corda.
4. Quando terminar uma tira, pegue a próxima e continue o processo de enrolar e costurar. Nesse passo a passo foram utilizados diferentes tecidos de forma alternada, mas todos combinando entre si.
Dica: Tenha cuidado para que a corda nunca fique à mostra. Por isso, sobreponha a nova tira onde termina o último tecido já costurado.
5. Enrole o início da corda em forma de espiral, no sentido horário. O formato deve ficar parecido com um casco de caracol.
6. Com a máquina ajustada na tensão média a alta e com o ponto zigue-zague, costure toda a corda para formar o tapete: comece do centro para fora.
Dica: Gire o espiral ligeiramente para a esquerda enquanto costura, sempre mantendo o restante da corda bem juntinha ao círculo.
7. Se a corda acabar e o seu tapete de tecido ainda estiver pequeno para o seu gosto, não se preocupe. Basta repetir o processo de enrolar costurar a corda. Faça isso até obter um tapete de tecido do tamanho desejado.
8. Para terminar o tapete, embrulhe o fim da corda com um recorte de tecido, de forma semelhante ao processo realizado no início desse passo a passo. Depois, dobre a ponta da corda para debaixo do tapete para que ela não fique à vista e faça a costura com o ponto zigue-zague.
Dicas: Caso o tapete que você fizer fique grande como esse, você terá que adicionar uma mesa ao lado da sua máquina de costura. Desse modo, o tapete ficará reto e será mais simples fazer a costura. Se mesmo seguindo essa dica o tapete ficar com ondas, não se apavore. Basta borrifar um pouco de água nele e passá-lo com um ferro à vapor bem quente.
Com esse passo a passo você pode diversificar as cores dos tecidos para obter um tapete que combine com o ambiente que você deseja decorar. Seja criativa! Um tapete como esse vai bem em qualquer cômodo da casa, pode decorar desde a cozinha até o quarto dos filhos.
Se você gostou de aprender como fazer esse tapete de tecido lindíssimo, deixe um recado nos comentários! Nós vamos amar saber o que você achou desse passo especial para quem deseja reaproveitar tiras e retalhos de tecido.
Veja também:
Crédito das Fotos: A beautiful mess