A cartonagem é uma técnica que utiliza o papelão como base para a fabricação de diversas peças utilitárias e decorativas. O resultado é espetacular e você pode transformar essa atividade relaxante em uma ótima fonte de renda. Para te dar o impulso necessário, a artesã Andréa Teixeira preparou uma aula incrível, na qual ela ensina a fazer uma maleta em cartonagem. Você vai aprender todos os detalhes para produzir a sua hoje mesmo!
Mas antes de aprender, vamos a alguns conceitos teóricos importantes…
Combinação de cores
A forração dos objetos cartonados pode ser feita com papel ou tecido, e normalmente é feita a mistura de estampas que combinam entre si, causando um ótimo impacto visual. Sendo bem planejada, essa mistura de padrões gera um visual espetacular!
Para você que vai iniciar agora e tem medo de combinar tecidos, aí vai uma dica: para não errar você pode utilizar três padrões diferentes de tecido ou papel:
- escolha um liso;
- um de listras ou de poá;
- e outro estampado (flores , arabescos, ursinhos, etc).
As cores também podem ser diferentes, mas precisam “conversar” entre si caso o objetivo seja um efeito visual mais interessante. Para começar escolha apenas três cores; e na medida em que você for praticando você terá mais ousadia para combinar diferentes cores, estampas e texturas. Escolha os demais padrões a partir do tecido ou papel estampado. Para saber mais sobre combinação de cores, consulte o nosso post sobre teoria das cores aplicada ao artesanato.
Por exemplo, se você escolheu um tecido com estampa de ursinhos nas cores marrom, azul e branco, opte por mais dois padrões de papel ou tecido que estejam dentro dessa paleta de cores, podendo ter variação de claro e escuro. Dessa forma seu trabalho com papel ou tecido ficará coordenado, com uma mistura bem acertada.
Outras Inspirações
Abaixo, separamos algumas inspirações de Maletas em Cartonagem que podem ser produzidas com a mesma técnica que será ensinada aqui, claro que pelas mãos da nossa amiga e parceira, a artesã Andréa Teixeira. Em seguida veja a lista de materiais para fazer a sua e assista ao vídeo com o passo a passo.
Maleta rústica
Sabendo das coisas lindas que são possíveis de serem criadas com a cartonagem, a Revista Artesanato, em parceria com a artesã Andréa Teixeira, traz para você um passo a passo de uma Maleta em Cartonagem. Isso mesmo, você irá aprender a fazer hoje uma maleta incrível, que nas lojas custa uma fortuna!
Sabe o que é melhor? Você poderá fazer uma do seu jeito e com a sua personalidade. Aproveite as nossas dicas de combinação de estampas e crie a sua com um efeito visual fantástico! Se deseja empreender, faça para vender! Não faltarão clientes na sua porta, pois essas maletas são sucesso garantido de vendas!
Maleta em Cartonagem – Materiais Necessários
1ª Etapa – Estrutura
- Papepelão 2 mm
- Cola de contato à base de água
- Cola branca
- Base de corte (opcional)
- Régua
- Estilete
- Base arredondada para fazer o contorno
- Fita crepe
2 ª Etapa – Forração e Acabamento
- Uma folha de jornal
- Espátula
- Tesoura
- Rolinhos de espuma e/ou pincel macio
- Lenço umidecido
- Bandeja com cola branca
- Ferro de passar
- Tecido
- Papel duplex para acabamento
- Ferragens (fechamento e alça)
- Furão (furador pontiagudo)
Como Fazer
Agora que você já viu opções incríveis de maletas que podem ser criadas com a técnica de cartonagem e ainda está por dentro dos materiais que iremos utilizar, assista agora ao passo a passo para criar a sua própria maleta.
E aí? Amou aprender esta técnica fantástica utilizando papelão? Tenho certeza que sim. Então não se esqueça de deixar o seu comentário e de continuar nos acompanhando para ficar por dentro de mais dicas, sugestões e ideias sobre artesanato.
Puxa, que bacana essa sugestão de trabalho artesanal! Vou guardar com carinho e tentar fazer!
Legal gostei muito e ficou linnnnnndo!
Sensacional, muitas dicas interessantes que eu ainda não tinha visto. Quero continuar recebendo esses vídeos!
Adorei a aula e vou tentar fazer, a unica dificuldade são so moldes, como conseguir?
Olá. Sumara, o preço cobrado vai depender de vários fatores, como do custo dos materiais que utilizar e também da média de preço praticado na sua região, e até mesmo do seu público alvo.
Se tiver interesse temos uma planilha que faz cálculos automaticamente e ajuda você a dar o preço correto ao seu artesanato. Abraço