As flores de tecido, além de duráveis, são uma verdadeira perfeição. A beleza delas, assim como a das flores naturais, são capazes de deixar qualquer artesanato mais encantador.
E, para falar a verdade, as flores artesanais talvez sejam até mais especiais, sabia? Isso porque são feitas à mão e com muito amor, e isso as tornam únicas.
As flores artesanais podem ser feitas com praticamente todos os tipos de tecido, e um deles é a juta. A flor de juta tem um belo visual, e ainda por cima é muito fácil de fazer.
Muita gente nem imagina, mas a juta, por ser resistente, é muito usada para transportar produtos agrícolas. Logo, ao ser utilizada no artesanato, essa trama garante a diferentes trabalhos um maravilhoso visual rústico, que, por sinal, está muito em alta.
A flor de juta pode ser usada para fazer tiaras e broches – mas também há quem goste de usá-la para enfeitar datas comemorativas e eventos, como um casamento rústico, por exemplo. Então, que tal aprender como fazer essa flor pra lá de especial?
Se você deseja saber todos os detalhes desse artesanato incrível, e com múltiplas utilidades, acompanhe o passo a passo!
Veja também:
Materiais necessários
- Juta na cor desejada
- Tesoura
- Alfinetes sem cabeça
- Renda
- Feltro branco
- Linha de costura branca
- Agulha de costura
Passo a passo
1. Para fazer a flor de juta, corte e dobre ao meio uma tira grande, de aproximadamente 30 cm, no sentido do comprimento. Enrole uma das pontas dessa fita e prenda com um alfinete; esse será o miolo da flor.
Dica: Quanto maior e mais larga for a tira de juta que você utilizar, maior ficará sua flor.
2. Para formar as pétalas, mantenha o alfinete no miolo e dobre a fita para baixo. Em seguida, enrole a fita ao redor do miolo.
Dica: À medida que você for enrolando a juta em volta do miolo, pregue alfinetes para garantir que a flor fique firme e não saia do lugar.
3. Continue esse processo de dobrar e enrolar a fita em volta do miolo até formar um botão de rosa em espiral. Prenda com um alfinete a ponta que sobrou.
4. Agora que o seu botão de rosa já está pronto, é preciso dar mais vida à flor de juta criando uma base que imita pétalas abertas. Para isso, recorte uma tira de juta mais fina do que a anterior e alinhave todo o comprimento dela. Puxe a linha para franzir o tecido.
5. Quando o babado estiver pronto, encontre as extremidades e arremate. Forme um círculo e costure todo o interior dele para que fique tudo muito bem preso.
6. Para deixar a flor de juta ainda mais exuberante, faça mais um babado de renda seguindo os passos 4 e 5. Porém, use no segundo babado uma tira mais estreita. Ainda sem arrematar a linha, costure o babado menor sobre o maior. Faça alguns pontinhos até a peça fique firme.
7. Com a mesma linha, costure duas tirinhas de renda no interior da flor. Passe a linha pelo centro e volte para prender as três camadas.
8. Para dar ainda mais destaque para a flor, cole ou costure na base dela um círculo de feltro na cor branca. Com uma tesoura de sua preferência, faça cortes em toda a circunferência do feltro. O visual ficará bem parecido com as pétalas de uma margarida.
Como você acompanhou, além de linda, a flor de juta também é muito simples de fazer. E caso você queira dar ainda mais graça e vivacidade à sua flor artesanal, personalize-a com pérolas, manta de strass, botões, fitas de cetim, dentre outros aviamentos de sua preferência.
Pode falar, essa com certeza é uma das flores artesanais mais lindas que você já viu, não é mesmo? Se você concorda, deixe um recadinho pra gente nos comentários! Queremos saber se você também amou o passo a passo dessa delicada flor de juta.
Veja também:
Crédito das imagens: Rukadelkino.ru
Eu sou apaixonada por peso de porta todos que vejo vou logo fazendo, e este eu amei.vou fazer.
ficou linda essa galinha, parabéns.
Muito lindo. E super pratico. Será minha atividade da semana que vem. Obrigada!!!
Olá, Rosane. Que bom que você gostou. Um abraço!
Olá, Rosa. Que bom que você gostou. Para que o seu peso de porta fique com um tamanho legal, amplie o molde em 200 %, ok? Um abraço!
Olá, Terezinha. Sim, são muito fáceis de fazer. Que bom que você gostou das explicações. Um abraço!