Uma bela bolsa, além de ser grande aliada na hora de carregar todos os pertences, é um ótimo artesanato para vender e presentear. Por isso, hoje vamos ensinar como fazer uma bolsa de patchwork.
O patchwork é uma técnica que une diversos retalhos de tecidos, que podem ser simétricos ou não. Essa é uma forma de fazer peças de artesanato únicas e alegres.
Antes de iniciarmos o passo a passo, separamos para você algumas dicas de tecidos, cores e estampas que você pode utilizar nesse trabalho. Confira!
Veja também:
Dicas para fazer um lindo trabalho em patchwork
Para ter uma peça de qualidade, sugerimos que você utilize tecidos que sejam 100% algodão, que pode ser liso ou estampado, a depender do seu gosto.
Uma dica para quem tem medo de errar na hora de escolher as estampas é escolher um tecido principal e depois agregar outras estampas que tenham cores parecidas com a do primeiro tecido escolhido. Mas a técnica do patchwork pede ousadia. Então não tenha medo e faça diversas experiências!
Outra dica importante é lavar os tecidos antes da sua utilização nos trabalhos artesanais. Se você é iniciante nesta técnica, confira aqui algumas dicas de materiais e ferramentas para fazer um ótimo trabalho em patchwork.
Passo a passo – Como fazer uma bolsa de patchwork
Antes de mais nada, vamos aos materiais necessários:
- 24 retalhos (cores e estampas de sua preferência) em formato quadrado com a medida de 6 cm x 6 cm cada
- 1 retalho (cor e estampa de sua preferência) em formato quadrado com a medida de 10 cm x 10 cm
- Manta acrílica cortada em dois retângulos de 20 cm x 25,5 cm cada
- Tecido para forro cortado em dois pedaços nas dimensões de 16,5 cm x 21,5 cm cada
- 1 zíper
1. O primeiro passo é costurar os quadrados menores juntos.
Agrupe os retalhos em 12 quadrados, sendo 3 fileiras com 4 retalhos cada. Feito isso, faça um novo agrupamento com os outros 12 quadrados restantes, seguindo as mesmas disposições do anterior.
2. Costure no verso de cada um desses retângulos de retalhos que se formaram na manta acrílica e apare o que ficar para fora.
3. Meça o zíper em um dos retângulos que já estão prontos para saber o tamanho que você precisará. Será algo em torno de 23cm. Corte-o no tamanho ideal.
4. Agora vamos fazer as bordas do zíper. Pegue o retalho quadrado de 10 cm x 10 cm e corte-o em dois retângulos. Depois, pegue um desses pedaços e o dobre para marcar o meio; abra novamente e dobre as pontas para o centro e em seguida o dobre ao meio novamente. Veja na imagem abaixo esse passo a passo.
5. Repita esse mesmo processo com a outra parte.
6. Feito isso, costure-as nas bordas do zíper.
7. Centralize o zíper ao avesso na parte superior de um dos retângulos de retalhos.
8. Agora coloque o tecido do forro do lado avesso em cima de um lado dos retângulos. Costure o zíper e vire o forro para dentro.
9. Repita o mesmo com o outro retângulo de retalhos.
10. Deixe o zíper aberto para ir para o próximo passo. Esse detalhe é fundamental!
11. Deixe os tecidos que estão unidos pelo zíper abertos, de forma que a parte estampada do forro encontre com a parte estampada do outro forro e que a parte de retalhos se encontre de frente com a outra parte de retalhos, como na imagem abaixo.
12. Com a ajuda de prendedores, costure as bordas conforme indica a imagem abaixo.
13. Agora, ainda deixando a bolsa na posição que se encontra na imagem acima, dobre os quatro cantos existentes (dois no forro e dois do lado externo na bolsa) e costure. Essa etapa não é necessária, mas dá um acabamento mais resistente à peça.
14. Apare o que for necessário de cada canto.
15. Depois de aparado os cantos, vire o lado com o patchwork para fora por meio da abertura do zíper. Agora sim, sua bolsa está pronta! Veja como ela fica.
E aí, o que achou dessa bolsa de patchwork? Linda, não é? Esse é um passo a passo simples, mas se você encontrou alguma dificuldade, confira nosso guia completo de patchwork e aprenda mais sobre essa técnica.
Deixe aqui embaixo suas sugestões de novos projetos para fazermos aqui no site!
Imagens e passo a passo: A Quilting Life
Veja também:
Adorei, quero mais detalhes. Obrigada pelas dicas!!!!!
Um dos melhores posts que já vi por aqui, só resta eu tentar fazer. Espero que eu consiga,pois achei incrível mesmo.
Gostei demais, vou até fazer a coruja pra mim. Muito obrigada por ensinar esta técnica para nós. Um grande abraço.
Que lindo!
Vai ter curso?
Obrigada!
É tudo muito lindo,uma ótima terapia!!