Como Fazer Bolsa de Couro sem Costura

Como Fazer Bolsa de Couro sem Costura

As bolsas feitas à mão estão sendo cada vez mais utilizadas por mulheres de todas as idades. O design e o estilo diferenciado são os principais atrativos desse artesanato.

Para fazer a maior parte dos modelos de bolsa é preciso ter alguma prática com artesanato. Porém, existem algumas opções que qualquer pessoa é capaz de fazer.

Para provar que isso é verdade, vamos mostrar como fazer bolsa de couro de um jeito muito simples. Trata-se de um modelo lindo, prático e infinitamente mais barato do que qualquer outro visto nas lojas. Para conseguir fazê-la não é necessária nenhuma técnica especial. Continue com a gente para ver o passo a passo.

Veja também:

Como Fazer Faixa de Cabelo Gastando Pouco

Faça você mesmo: lenço estampado sem costura

Bolsas Artesanais

Tipos de materiais

As bolsas artesanais que costumam fazer mais sucesso são aquelas produzidas em couro e tecido. Também é possível misturar os materiais, como a peça que mostraremos no próximo tópico, feita com couro e tira de tecido.

Tecido

O tecido é um material lavável, leve e possui uma enorme variedade de cores e estampas. O tecido mais utilizado na produção de bolsas é 100% algodão, como o tricoline. Entretanto, as bolsas também podem ser feitas com jeans, cetim e lona.

Couro

O couro natural, ou mesmo o sintético, possui alta resistência e durabilidade, é de fácil limpeza e combina com vários looks. O couro artificial pode ser encontrado em cores variadas, como vermelho, rosa antigo, azul e bege.

Técnicas

As técnicas empregadas na confecção das peças variam bastante. Algumas opções são: patchwork, costura simples, amarração, colagem, fuxico, dentre outras.

Como Fazer Bolsa de Couro sem Costura

Agora que você já sabe um pouco sobre as particularidades das bolsas artesanais, aprenda a fazer um modelo lindo usando couro.

Materiais Necessários

como-fazer-bolsa-materiais

  • Couro ou couríssimo na cor desejada
  • Fita de cetim ou de tecido
  • Alça com gancho
  • Furador
  • Objeto redondo que servirá de molde
  • Caneta para riscar

Passo a Passo

1. Primeiro, marque no couro um círculo com 50 centímetros de diâmetro. Essa é apenas uma referência de medida, fique à vontade para fazer a bolsa em outros tamanhos.

Dica: Use uma tigela grande ou uma fôrma de bolo como molde para o risco. 

fure-a-borda-do-couro

2. Com o alicate furador, faça 12 furos em toda lateral mantendo a distância de 2,5 da borda.

passe-a-fita-no-circulo-de-couro

3. Passe a fita por todos os furos.

puxe-para-franzir

4. Depois de passar a fita em todos os furos puxe-a para franzir e dê um laço para prender e couro e fazer o acabamento.

prenda-a-alca-na-bolsa-de-couro-artesanal

5. Para finalizar a peça, prenda os gachos da alça na fita de tecido. Depois de seguir essas dicas a bolsa estará prontinha para ser usada.

Com essa técnica simples que você acabou de aprender é possível fazer muitas peças em um curto espaço de tempo. Isso é ótimo para quem tem interesse em fazer bolsas para vender.

Esperamos que as dicas sobre como fazer bolsa tenham sido realmente úteis para você. Para que possamos saber a sua opinião, deixe um comentário ao final do post.

Veja também:

Customização de Roupas Passo a Passo – 7 Ideias de Arrasar

O que Fazer com o Patchwork – Ideias Originais

Imagens: ideasdiy

Mariana Barbosa
Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

52 Comentários
  • Adorei achei maravilhoso esse trabalho com gliter parabens´; Quero sempre receber novidades.

  • ODENITA SALES SANTOS

    Adorei a ideia muito criativa e prática.

  • Rosa Maria

    Acabei de executar o projeto. Coloquei uma fita adesiva (nao muito colante), limitando a area da cola e do gliter. Os copos ficaram lindos!
    O verniz eh necessario. So nao deve alterar a cor do gliter.
    Mais uma vez agradeco a Revista Artesanato.
    Grande abraco,
    Rosa Maria