A técnica de produção do papel artesanal é simples e de baixo custo. Existem duas versões desse papel, o reciclado, feito a partir de papéis reaproveitados, e o de fibras naturais, que começa a ganhar vida a partir da escolha da fibra, que pode ser, por exemplo, palha, folha de bananeira ou sisal.
Quando a massa do papel fica pronta, ela é colocada em telas de vários tamanhos, e permanece lá até a secagem completa. Por ter diferentes materiais em sua composição, papel artesanal não possui um padrão fixo de cor e textura, a cada nova produção o resultado é único, e são justamente essas particularidades que despertam o potencial de criação do artesão.
Os convites de casamento, por exemplo, ganham um toque especial quando são feitos com papel artesanal. As peças feitas em cartonagem e com encadernação também podem ficar mais originais com os papéis em diferentes cores, texturas e gramaturas.
Veja também:
Como Fazer Papel Reciclado em 5 Passos Simples
Como Fazer Coisas de Papel – 13 Ideias Que Você Precisa Conhecer
Como Decorar Cúpula de Abajur com Papel Artesanal
Agora que você já sabe como é produzido o papel artesanal, o que você acha da ideia de aprender a decorar uma cúpula de abajur com esse material tão rico? Essa ideia é ótima pra quem tem um abajur velhinho em casa.
Se você gostou da ideia, então confira agora mesmo a lista de materiais e depois assista ao passo a passo ensinado pela artesã Oneida Gerken, da Papel Artesanal.
Materiais Necessários
- Cúpula com base de acetato
- Papel artesanal de bananeira natural
- Papel artesanal de bananeira clareado
- Papel craft
- Faquinha de serra ou espátula de madeira
- Moldes de flores
- Régua
- Dobradeira
- Pincel para espalhar a cola
- Lápis de escrever
- Tesoura
- Rolinho de espuma
- Cola branca
- Pregadores de roupa
Passo a Passo
Link do vídeo no YouTube: Luminária com papel artesanal
Viu só, o papel artesanal é um material excelente pra fazer lindas decorações. Aproveite a dica da Oneida da forrar caixas, vasos decorativos, telas, latas e tudo mais que a sua imaginação mandar! Se você gostou de aprender a dar uma nova cara à cúpula de abajur, deixe um recado pra gente.
Um abraço e até a próxima dica!
Veja também:
Artesã – Oneida Gerken
Fonte consultada: www.sebrae.com.br
Uau, que embrulho bonito e diferente..
Perfeito,maravilhoso essa dica.Obrigada.BJS.
Amei a dica!!!! Adorro fazer embrulhos diferentes e esse eu não conhecia! Parabéns e obrigada à artesã q
Muito bom!!! Amei bjs
Muito fácil! Amei!
Parabéns! !!