Umas das dúvidas mais frequentes das nossas leitoras quanto ao passo a passo dos sabonetes artesanais é sobre como derreter a glicerina, produto que é o ponto de partida para a confecção do sabonete artesanal com base glicerinada. Por isso, é imprescindível saber como manuseá-lo, pois ele pode determinar o resultado final da peça
Por isso, nesse post a Revista Artesanato vai esclarecer todas as suas dúvidas para o manuseio correto da glicerina. Vamos lá?
Veja também:
Tenha Um Negócio Lucrativo com Sabonetes Artesanais
Como Fazer Sabonete – Guia Absolutamente Completo para Começar
Em Banho-maria, no Fogão Elétrico ou Micro-ondas?
Ao pesquisar na internet você irá encontrar várias formas de derreter a glicerina. Podemos dizer que todas as maneiras funcionam bem, mas caso você esteja fazendo sabonetes para vender, prefira usar o fogão elétrico. Para esclarecer as dúvidas, vamos mostrar como deve ser desempenhada cada uma das técnicas para você que está iniciando a sua produção de sabonetes artesanais e ainda não está completamente inteirada sobre o assunto.
Em Banho Maria
Para derreter a glicerina em banho maria, primeiramente aqueça a água usando uma panela qualquer e um fogão convencional. Pegue uma panela (esmaltada ou de vidro) e coloque dentro dela os cubos de glicerina. Em seguida, basta colocar o recipiente com a glicerina dentro da panela que está no fogo. O calor da água fará com que a base fique líquida, mas é preciso ir mexendo tudo com uma espátula de silicone. Muitos são contra o banho-maria, uma vez que os vapores que sobem podem levar fungos e bactérias para a sua glicerina e assim contaminar o seu sabonete.
No Fogão Elétrico
Corte a base em cubos e coloque em uma panela esmaltada. Leve o recipiente para o fogão elétrico. Quando estiver quase tudo derretido, é hora de tirar a panela do fogão e continuar mexendo para que a glicerina termine de derreter com o calor que ficou na panela. Para muitos especialistas essa é a maneira correta de derreter a base dos sabonetes, isso porque a resistência presente no fogão elétrico consegue derreter glicerina por completo, sem queimá-la. Se o seu interesse é fazer sabonetes para vender, vale a pena ter um fogão desses, ele é bem em conta e tem a vantagem de ser portátil.
Veja também: 4 Dicas Para Lucrar Com a Venda de Sabonetes Artesanais
No Micro-ondas
Se você optar por essa forma de derreter a glicerina procure usar um recipiente próprio para micro-ondas. Corte da glicerina em cubos, use uma faca de inox. Coloque o recipiente no aparelho e regule o tempo para 30 segundos. Ao terminar esse tempo, abra o micro-ondas e misture o produto com um bastão de vidro ou espátula de silicone. Dependendo da potência do seu equipamento, pode ser necessário repetir este procedimento por mais algumas vezes.
Após perceber que a glicerina já está praticamente quase toda derretida, retire-a do micro-ondas e continue a misturá-la, pois as moléculas continua vibrando mesmo fora do equipamento e o derretimento será total em pouco tempo. Alguns especialistas são terminantemente contra ao uso do mircro-ondas, pois este equipamento irá aquecer a glicerina de dentro para fora, e assim o material irá perder a sua parcela hidratante e o resultado será um sabonete opaco e seco após algum tempo.
Regras Gerais ao Derreter a Glicerina
As dicas abaixo servem para todos os processos de derretimento da base glicerinada.
Veja também: 15 Segredos e Dicas Sobre Sabonetes Artesanais
1 – Nunca se esqueça de que a glicerina oxida ao entrar em contato direto com qualquer recipiente de metal. Por isso, ao mexer ou derreter a glicerina, use sempre produtos não metalizados.
2 – Separe a quantidade de base que será usada naquele momento, corte-a em pequenos cubos e coloque-os no recipiente. Para cortar a base você deve usar uma faca de inox.
3 – Nunca deixe que a glicerina ferva, pois ela poderá perder a transparência e resultar em um sabonete com aspecto de suado.
4 – Não deixe que a glicerina aqueça por mais de 70°C para não queimar a base. Não é necessário medir a temperatura com um termômetro, apenas não deixe que a glicerina ferva.
5 – Após a glicerina estar completamente derretida, espere esfriar um pouco até que se forme uma nata fina em cima do produto, e só depois misture os outros ingredientes como a essência e o extrato de plantas. Se o prazo de esfriamento não for obedecido, os ingredientes que você adicionar podem evaporar e o seu sabonete não ficará perfumado.
Prontinho, comece já a sua linha de sabonetes! Para te ajudar nesse início, preparamos um curso completo de Sabonetes e Cosméticos Artesanais, aprenda técnicas incríveis de produção e diferentes formas de venda através da montagem de kits de banho que farão o maior sucesso. Clique aqui e conheça já.
Se você gostou deste conteúdo e acredita que ele irá te auxiliar muito em sua produção artesanal, não se esqueça de deixar um comentário nos contando a sua opinião. Conte-nos também quais são as suas outras dúvidas sobre este assunto para que possamos produzir mais conteúdo para você!
Veja também:
Fontes:
http://pt.wikihow.com/Fazer-Sabonete-de-Glicerina
https://viniluzzi.wordpress.com/2009/10/03/sabonetes-de-glicerina-comecando-a-producao/
http://domsabao.blogspot.com.br/p/duvidas.html
http://www.arteblog.net/2013/03/27/como-fazer-sabonete-no-microondas/
http://www.sonholilas.com.br/2010/04/14/dicas-para-o-preparo-de-sabonete-artesanal/
http://artesanatofacil.blogspot.com.br/2007/12/sabonete-feito-no-microondas.html
Fotos:
http://www.soapqueen.com/bath-and-body-tutorials/melt-and-pour-soap/faux-swirl-melt-and-pour-cubes/
eu adorei
Amei!
Estava com muitas dúvidas sobre o assunto glicerina,quero iniciar a fabricação de sabonetes e estou pesquisando sobre o assunto, me mudou bastante.