Entre 26 a 30 de janeiro de 2017, a Revista Artesanato esteve presente pela 5ª vez na Christmasworld, a maior feira de decoração de época do mundo. A feira, que acontece anualmente em Frankfurt, na Alemanha, novamente se consagrou como o ambiente perfeito para quem gosta de acompanhar todas as novidades desse segmento.
Essa edição, assim como as anteriores, permitiu a empresas de vários setores fazerem a exibição de produtos e marcas. Muitas delas deram o pontapé inicial no comércio internacional.
Além disso, os empreendedores de segmentos ligados à decoração tiveram a oportunidade de aperfeiçoar o seu negócio com a ajuda de diversos profissionais. Puderam ainda conhecer tendências e ter contato com grandes empresas de várias partes do mundo.
Se você perdeu a edição de 2017, não se preocupe. Nós trouxemos um resumo de tudo o que vimos por lá. Depois de conferir tantas coisas lindas, você ficará com a sensação de que esse é o lugar perfeito para você visitar no próximo ano.
Veja também: Calendário de Feiras de Artesanato em 2017
Feiras
A Christmasworld é realizada em paralelo com outras três feiras, a Paperworld, que é a maior feira de papelaria do mundo, a Creativeworld, que é a feira líder no segmento artesanal e faça você mesmo, e a Floradecora, que tem foco nas plantas e flores.
Floradecora
O segmento de decoração com flores tem crescido bastante, juntamente com decoração de época. A Floradecora surgiu como a grande novidade do ano, e apresentou uma enorme diversidade de plantas, flores frescas, arranjos e decorações.
A Floradecora contou com 60 expositores, ambiente perfeito para quem foi em busca de arranjos diversificados. Com um conceito de exibição totalmente inovador, o espaço com plantas e flores ornamentais se destacou e criou um link perfeito com a Christmasworld 2017.
A intenção desse local era causar surpresa nos visitantes, e isso de fato aconteceu. A ornamentação trouxe para o evento uma explosão de cores e perfumes inigualáveis das flores. As rosas, seguidas das tulipas, das gérberas, dos lírios e dos lisianthus, foram o charme da Floradecora. Sobre as cores, predominaram diversos tons de rosa, turquesa, lilás e pêssego.
Farmhouse
A Floradecora contou com a Farmhouse, um espaço inteiramente dedicado a palestras e aconselhamento com profissionais. As abordagens foram desde sobre produtos até sobre entrega e ponto de vendas. Ou seja, tudo para que o visitante pudesse aprofundar seus conhecimentos no segmento de flores naturais.
A Christmasworld 2017
Das quatro feiras, a Christmasworld 2017 apresentou-se como a maior; reuniu pavilhões com tendências e itens de ponta, apresentou conceitos modernos e versáteis. Os temas da feira foram bastante diversos, como decoração de época, publicidade visual, iluminação, decoração natalina, flores e decoração para interiores.
Decoração Natalina
Apesar de toda essa diversidade, a decoração natalina foi o grande destaque da feira. Os expositores deram um show com performances e com produtos de impressionar. Foram vistos tantos artigos lindos de Natal que era impossível eleger um preferido.
A variedade de artigos de decoração foi algo incrível. Via-se desde pequenos itens para compor a mesa até peças decorativas enormes para grandes centros comerciais e shoppings. Portanto, o ambiente estava ideal para todos os tipos de público, desde para consumidores comuns e decoradores até para grandes empresários em busca de bons negócios.
O melhor aspecto da feira é que cada expositor trouxe consigo a influência cultural de seu país, e isso e fez com que todos ficassem ainda mais encantados pelos produtos apresentados.
Iluminação
O setor dedicado à iluminação foi um espetáculo à parte. Pôde-se encontrar de tudo, desde itens gigantescos, completamente iluminados, até modelos incríveis de luzinhas pisca-pisca totalmente exclusivas e diferenciadas.
Decoração e presentes de época
No segmento de decoração e de presentes de época, além do tema natalino, também tiveram destaque a Páscoa, o Dia das Bruxas e outras festividades.
E como não poderia faltar, as flores e a decoração para interiores trouxeram aquele clima campestre para dentro da feira. Por isso, a sensação era de aconchego e de bem estar.
Além dos produtos mostrados em cada um dessas categorias, a feira também ofereceu uma programação completa para todos os gostos, com palestras, exibições, aulas e apresentações.
Surprise surprise
Todo ano, a Christmasworld prepara para os visitantes uma apresentação especial na galeria da feira. Essa apresentação funciona como fonte de inspiração para quem precisa exibir produtos em vitrines e também em grandes espaços.
Neste ano, o tema foi “Surprise Surprise”, que trouxe a proposta de usar flores e plantas frescas harmonizadas junto com itens de decoração. As composições apareciam em grande e pequena escala, com foco no apelo emocional, o que é essencial para um ponto de venda bastante atrativo.
Rudi Tuinman acredita que “o foco não está nos produtos em si, e sim em criar uma atmosfera”. Rudi ainda faz a seguinte recomendação: “Faça algo diferente! Surpreenda seus clientes! Passe uma sensação boa para eles! Assim, adultos se tornam crianças e querem sempre voltar à sua loja”, ensina o responsável por organizar a exibição junto com Pascal Koeleman, ambos da 2dezign.
Essa exibição atraiu diversos visitantes que ficaram impressionados com tudo que foi mostrado. O mais interessante é que essas produções foram montadas com flores e plantas dos próprios expositores.
Trend Show
A Christmasworld Trend Show apresenta todas as tendências de decoração para o próximo ano por meio de palestras e workshops com os experts da área, além de exibições especiais e únicas.
Neste ano, o Trend Show mostrou diversas formas de ganhar o cliente através do uso das cores através do de diferentes materiais e designs. Essas demonstrações foram feitas em quatro tipos diferentes de cenários: “Uma celebração fantasiosa da alegria”, “Uma figura distintiva da modernidade”, “Um tratamento valioso da tradição” e “Um toque gentil da natureza”, tudo nos mínimos detalhes. Esse tipo de programação é algo que você só encontra na Christmasworld.
As feiras em números
Este ano, as quatro feiras reuniram 2.938 expositores de 63 países, além de exatos 85.400 compradores, vindos de 154 países. Todos os presentes ficaram encantados com os produtos e com tendências apresentadas para todas as festividades; tiveram a oportunidade de garantir as compras e de estabelecer importantes relações comerciais.
Christmasworld e Floradecora
Juntas, a Christmasworld e a Floradecora contaram com 43.233 visitantes de 110 países, 17.690 da Alemanha e 25.543 do exterior. Esses dois eventos reuniram 1.070 expositores de 42 países, entre eles, estão duas marcas brasileiras.
Em pesquisa realizada durante a feira, os expositores afirmaram que as vendas foram bem maiores em relação ao ano anterior. O público estava diferente, com grande quantidade de lojistas e grandes pedidos.
Empresas brasileiras na Christmasworld
A feira deste ano contou com a participação da Bellas Fittas, empresa especializada em laços e fitas para decoração natalina; e a Studio das Festas, empresa especialista em artigos de decoração de época, com foco em itens para as áreas externas.
Bellas Fittas
A feira, segundo Elizabete Feitosa, da Bellas Fittas, representa uma oportunidade para expandir o negócio internacionalmente em um momento em que o mercado nacional apresenta um cenário de crise e com queda na demanda. Nesse sentido, todas as expectativas foram superadas com a grande movimentação da feira.
Studio das Festas
Já para Christian Sfeir, do Studio das Festas, que fez muito sucesso com os produtos brasileiros, o resultado foi impressionante: “fizemos muitos contatos e nos espantamos com o perfil dos compradores. A maioria dos compradores eram de grandes lojas e de centros comerciais, com pedidos muito acima da quantidade esperada. Com certeza voltaremos no próximo ano, já que a Christmasworld é o canal de entrada para as vendas para o resto do mundo, em especial para os mercados europeu e asiático”.
Agora que você já sabe um pouco de tudo que rolou por lá, encante-se com as imagens da nossa galeria de fotos e aproveite para conferir o vídeo que passa pelos principais pontos da feira.
Galeria de Fotos
Vídeo da Christmasworld 2017
Como você deve ter percebido, a Christmasworld é o espaço perfeito para o lojista que deseja expandir seus negócios e levar sua marca para o exterior. Esse é o primeiro e grande passo alcançar novos clientes e para se estabelecer no mercado internacional.
Mas se você deseja conhecer as tendências de mercado, ter a oportunidade de aprender com profissionais renomados e conhecer as grandes empresas, a Christmasworld também é o seu lugar.
Se você ficou interessado e deseja fazer parte desse universo no próximo ano, seja como expositor ou como visitante, não perca tempo! Com a ajuda do próprio site da feira você pode se programar e organizar a agenda com antecedência para aproveitar tudo isso que citamos.
A Christmasworld 2018 já tem data marcada! Ela acontecerá entre os dias 26 a 30 de janeiro de 2018, em Frankfurt, na Alemanha. Para saber mais detalhes, acesse o site da organizadora.
Deixe um recado pra gente e conte o que você achou desse universo mágico. Além disso, comece já a planejar a sua viagem, faça parte deste mundo e expanda os seus horizontes!
Veja também: A importância das Feiras de Artesanato