O biscuit é um clássico do artesanato! Sem nunca sair de moda, essa técnica é bem versátil, pois permite que você faça diversos artigos para os mais variados fins, como lembrancinhas, chaveiros, potes decorados, entre outros.
Você pode trabalhar o biscuit de várias formas, seja como hobby ou como uma forma de garantir uma renda extra, como há anos muitas artesãs fazem.
Pensando nessa versatilidade e na possibilidade de lucrar com esse artesanato, separamos neste artigo várias dicas para você que já investe nessa técnica ou pretende investir e está com dúvidas. Confira tudo isso agora mesmo!
Veja também:
Como Fazer Biscuit – Guia Completo Para Iniciantes
Como Fazer Bolo Fake com Biscuit – Tema Batman
Materiais básicos para trabalhar com biscuit
Como você sabe, o biscuit é uma massa, também chamada de porcelana fria, que, depois de modelada, endurece e dá origem a diversas peças artesanais.
A massa para biscuit pode ser comprada pronta ou pode ser confeccionada por você.
Segundo a receita do site Arte Tutorial, para produzir a massa caseira você vai precisar de:
- 2 colheres (sopa) de vaselina líquida
- 1 colher (sopa) de vinagre
- 1 colher (sopa) de creme hidratante sem silicone
- 2 xícaras (chá) de amido de milho
- 2 xícaras (chá) de cola branca para biscuit
- Colher de pau
- Fogão
- Panela ou recipiente de vidro
Veja o passo a passo:
- Em uma panela, coloque todos os ingredientes, misture e leve ao fogo.
- Mexa bem com a colher de pau até que a massa comece a desgrudar do fundo da panela. Cuidado para não deixá-la secar muito, para que não fique quebradiça. A consistência deve ser similar a da massa de nhoque ou de coxinha.
- Passe um pouco de creme nas mãos e um pouco na superfície que será utilizada, para que a massa não grude.
- A massa ainda deve estar quente. Apenas tome cuidado para não queimar as suas mãos.
- Comece a sovar até que a consistência fique macia e elástica. Nesse ponto a massa estará pronta.
- Então deixe-a descansar por 24 horas para começar a trabalhar com ela.
Caso você queira, poderá tingi-la. Para o tingimento podem ser utilizadas tinta a óleo, acrílica, corante ou até mesmo a de látex. Todas elas também podem ser utilizadas para pintar o trabalho depois de pronto, mas evite pinceladas fortes e duras, pois se trata de um artesanato delicado.
Depois de tingida, a massa dura menos tempo, portanto o ideal é retirar as porções desejadas e tingir pouco a pouco. Você pode armazenar o biscuit na geladeira para que ele conserve mais.
Além da tinta, você também pode fazer um acabamento em verniz, para dar uma aparência às peças similar à porcelana ou louça.
Quais artigos em biscuit produzir?
Se você pretende ter uma renda com a produção dos artesanatos em biscuit é preciso que você saiba quais peças têm mais saída, para que não ficar com produtos encalhados.
Fizemos uma lista com os artigos que têm mais saída. Veja só!
1. Lembrancinhas
Miniaturas, porta-fotos, chaveiros e imãs de geladeiras, por exemplo, são excelentes lembrancinhas de festa. E eles podem ser feitos com o biscuit. Fica bem lindo!
Porta-foto/recado
Miniaturas
Chaveiros
Imãs de geladeira
2. Potes e caixinhas decorados
Uma outra possibilidade de lembrancinhas para festa são os potes e as caixinhas decorados com biscuit . Neles você pode colocar desde balinhas até bolos.
3. Noivinhos para bolos
E se a festa for de casamento, não podem faltar os noivinhos para ficarem no topo do bolo. Esse é um artigo que sempre terá saída!
4. Bonecas
Muitas pessoas gostam de comprar bonecos com os quais se identifica para decorar a casa. Essa também é uma boa opção de artigos para vendas.
5. Bebês
Como vender suas peças de biscuit?
Geralmente, a produção por encomenda é a mais indicada, uma vez que já são vendas certas! Mas você pode produzir algumas peças extras para expor em suas redes sociais; em sites da internet, como o Elo7; e em feiras.
Também é possível oferecer e fornecer seus artigos para algumas lojas, como as de artesanato e as de artigos para festa. Você tanto pode fazer vendas em atacado como fazer consignações com essas lojas. Você só não pode ficar parada!
Ganhando dinheiro com o biscuit
Para ganhar uma boa renda com o biscuit, é necessário saber em qual ramo investir.
Uma boa área para faturar é no segmento de casamento, seja oferecendo lembrancinhas, noivinhos para o bolo ou até mesmo o próprio bolo. Pois está cada vez mais em alta o bolo fake de biscuit. Ele é chique, sofisticado e elegante e pode te render um bom lucro.
Você tanto pode vender o bolo cenográfico como alugar essa peça e algumas outras que o cliente desejar. Assim, o aluguel é também uma ótima ideia para ganhar dinheiro com biscuit além da venda.
Aprenda no vídeo abaixo como fazer bolo fake de biscuit.
Com certeza agora ficou muito mais fácil ganhar dinheiro com o biscuit, não é?
Esse é um trabalho que te permite explorar toda a sua criatividade para criar peças lindas de lembrancinhas, enfeites e o que mais você quiser.
Se ficou alguma dúvida ou tem alguma sugestão, entre em contato conosco pelos comentários abaixo.
Veja também:
Como fazer massa de biscuit
Como Fazer Mickey de Biscuit – Passo a Passo Completo
São todos muito lindos! Gostaria de aprender todos eles. Mas vou iniciar com o fio de malha, crochê.
Gostei muito das ideias. Estou pensando em começar um negócio com cactos de papel, o que achas?
Olá Gabriel, que bom que gostou das ideias! É uma boa ideia começar um negócio, boa sorte!
Amei caminhar por aqui e aprender.
Namaste ?
São lindos, mas retornei para macramê e quer me especializar. .
Outro que chama minha atenção é o bordado livre.