Com o passar dos anos, as técnicas artesanais têm se adaptando e evoluído com as mudanças de perfis e gostos dos apaixonados e dos clientes finais do segmento. Seja pela modernização ou até mesmo pelas influências recebidas de fora, cada ano as tendências se diferem e ganham destaque nas grandes feiras.
E já há algum tempo, o artesanato com tecido tem crescido bastante e se tornando a preferência de milhares de pessoas, que estão sempre em busca de coisas novas. Seja pela versatilidade dos trabalhos ou pela beleza das cores e estampas, esse tipo de artesanato está em alta e tem ganhado cada vez mais seguidores e, principalmente, especialistas na área. Por isso, preparamos a Semana do Tecido aqui na Revista Artesanato! Você vai conhecer um pouco mais sobre esse material e receber dicas essenciais para fazer as suas peças com tecido.
Preparamos uma série de posts especiais, pois os artesanatos em tecido têm se destacado bastante e esse foi um tema muito comum na Mega Artesanal 2014. Esse material esteve sob o holofote e foi o grande destaque da feira, tanto com os trabalhos dos expositores quanto com oficinas. Todo mundo que estava por lá ficou com a sensação de que o tecido é o material da vez.
Por isso, se você está iniciando ou pretende focar em alguma técnica para confeccionar seus trabalhos, essa informação é essencial para você dar o pontapé inicial. Depois de te saber tudo isso, você deve ficar bem atento às novidades e aos vários tipos de artesanato com tecido. Os principais são: patchwork, montagem de paisagens, bonecas de pano, fuxico, entre outros.
Patchwork
Para quem não sabe ou quer aprender mais, o patchwork é uma técnica que consiste em fazer trabalhos com pedaços de tecido, unindo diversos tipos com formatos e texturas variadas. A junção destes tecidos é feita através da costura, visando uma peça maior com um padrão de tecidos, uniformes ou não. Após a união dos tecidos para formar o desenho desejado, pode-se quiltar a peça para dar o toque final. O exemplo abaixo é de um Jogo Americano de Abóboras, uma demonstração moderna de como essa técnica pode ser executada. Clique na imagem abaixo para ver o passo a passo.
Montagem de Paisagens
Você já imaginou montar paisagens espetaculares usando tecidos, linhas e retalhos? Além de serem deslumbrantes são uma demonstração ímpar das habilidades manuais. Para montar paisagens com tecidos, você pode usar restos de lã, linhas, retalhos e qualquer outro material que estiver sobrando e produzir belíssimas paisagens. Essa é uma técnica que tem aparência fantástica e parece super complexa, mas é realmente muito simples de fazer. Ela pode ser aplicada para produzir vários outros objetos, tais como almofadas, colchas, bolsas, podendo inclusive se transformar em obras de arte!
Veja abaixo um exemplo do bolsa que foi produzida usando essa técnica, perceba o resultado espetacular que ela tem!
Bonecas de Pano
Um outro tipo de artesanato com tecido são as bonecas de pano. Não importa quanto tempo passe, elas serão sempre uma paixão feminina e parecem ganhar cada vez mais força. Atualmente elas têm sido a preferência e ganhado nomes carinhosos, que buscam designar as técnicas aplicadas para a sua execução. Portanto, as bonecas de pano são hoje mais do que uma opção de presente para as meninas, ela se tornaram um item colecionável de causar admiração em quem gosta desse tipo de artesanato.
O número de modelos que podem ser feitos é ilimitado. Ao confeccionar as bonecas também podem ser usados outros materiais, tais como feltro, lã, linhas e por ai vai… Aqui a criatividade é o que manda, não há limites para as criações e cada uma fica mais linda que a outra!
Fuxico
Por fim, o fuxico, que é um artesanato bem tradicional, é uma técnica super gostosa de executar e que ainda atrai muitas pessoas interessadas em aprendê-la. Não é à toa que o post da Revista Artesanato mostrando 10 modelos de fuxico para se inspirar fez tanto sucesso. Essa técnica que envolve tecido e costura, é uma das mais procuradas pelos interessados por artesanato. Esse tipo de artesanato é super simples de executar e você vai se surpreender com os resultados que podem ser aplicados em almofadas, roupas, artigos de decoração, entre outros.
Se você quiser aprender um pouco mais sobre fuxico, clique na imagem abaixo:
E você, também gosta de artesanatos com tecido? Então não perca, pois essa semana teremos muito mais novidade e dicas sobre o tema para você!
amei ficou linda
Me encantan todas sus publicaciones.Las rosas son divinas
Adorei a rosa feita com sianinha, assim como todos os outros modelos de artesanato que recebo. Gostaria de aprender algum tipo de rendas que fazem no nordeste.
achei linda essa rosa de sinhaninha, ja posso
imaginar muitos feitos florindo por aqui
bjsss
muito lindo! vou faze-las para os cabelos