Créditos: https://sarahandabraham.com
Que a internet é uma grande ferramenta para divulgação de produtos/serviços todos sabemos. O que nos falta é saber de que forma aproveitar essa oportunidade e utilizar esse espaço para montar nosso próprio negócio e ganhar dinheiro on-line.
Uma das grandes dificuldades para quem trabalha com artesanato é divulgar sua arte, principalmente quando não se tem muitos recursos. Por isso, utilizar sites na internet permite uma abrangência maior de divulgação e lucros garantidos.
Com o grande aumento das redes sociais, o artesão pode e deve utilizar esses meios que estão à disposição para mostrar seus trabalhos e oferecer serviços diferenciados, sem precisar sair de casa. Dessa forma, quem vende tem mais tempo para se dedicar ao artesanato e quem compra pode encontrar tudo o que precisa de uma forma mais rápida e fácil, pois devido a essa comodidade, as pessoas estão comprando cada vez mais pela internet. Além disso, a utilização da internet cria uma relação mais moderna entre o cliente e o artesão.
Divulgação eficaz
Para quem quer começar a divulgar seus artesanatos pela internet, existem muitas ferramentas gratuitas. Pode-se criar uma conta em uma das redes sociais, como, Orkut, Twitter e Facebook, criar um Blog, que é uma forma interessante de interagir com os clientes, que podem comentar e dar opiniões, além de tirar dúvidas e conhecer melhor seus produtos. Divulgar vídeos no You tube, ou montar seu próprio site para venda de artesanatos. O E-commerce é a venda de produtos e serviços on-line e a grande sacada para o sucesso dessa Loja Virtual é conseguir transformar visitantes em consumidores.
Claro que mesmo com todas essas ferramentas que a internet disponibiliza, o maior segredo para o sucesso da comercialização de artesanatos, será sempre a criatividade e a habilidade de produzir algo diferente.
Exemplo de sucesso
Um grande exemplo desse trabalho diferenciado utilizando a internet é o trabalho dessa artesã abaixo. Ela criou um site onde os clientes podem acessar montar os seus produtos da maneira como querem. Entre eles podem ser citados: adesivos, convites, imãs, além dessas lindas e criativas almofadas personalizadas, feitas de forma totalmente artesanal e que tem se tornado cada vez mais um presente divertido para a criançada. A idéia é que todos os produtos sejam totalmente personalizados para refletir o estilo pessoal de cada cliente e atender as suas necessidades. Dessa maneira, o cliente acessa o site e pode, sem sair de casa, montar uma almofada do jeito que deseja, escolhendo entre diversas opções.
Créditos: https://sarahandabraham.com
Essa é uma forma criativa de vender seus produtos e interagir com seus clientes sem precisar sair de casa. Você pode construir uma estratégia de divulgação e vendas on-line, de forma a transformar sua arte em uma marca artesanal de Sucesso.
Sobre a Autora
Patrícia Lopateli, 28 anos, formada em Ciências contábeis e uma apaixonada por artesanatos desde a adolescência, época em que conheceu o Ponto Cruz, os Sabonetes Artesanais e atualmente dedica-se a Arte do Scrapbook.
Muito boa as dicas, para mim que estou começando com o patchwork, elas são valiosas
Oi boa tarde, adorei estas dicas.
Faço artesanatoa muitos anos, bonecas de pano, almofadas personalizadas com fotos, pathc colagem, bijuterias e outros estou sempre aprendendo coisas novas embora todos gostem dos meu trabalhos as minhas vendas são muito exporadicas e que alavancar as vendas.preciso de ajuda estou me sentindo desmotivada sempre que faço alguma peça me elogiam mas as vendas não são como eu gostaria.
Gostei das idéias, já utilizo algumas e outras não tinha pensado ainda. Obrigada.
adorei as ideias ,já faço algumas, fiz até um blog,coisa que eu nem imaginava de fazer.Estou começando trabalhar com arte em madeira,e suas dicas me deram mais animo para continuar meu trabalho.Vou montar um atelie na minha casa pra expor minha artes.obrigada.
Muito importante suas dicas!!! Estou começando agora e instintivamente já tinha algumas delas em uso, mas ver que realmente da certo é outra coisa!!! Muito obrigada pela generosidade.