Hoje mostraremos quais os tipos de costuras mais utilizadas na Encadernação Artesanal. Saiba todos os detalhes desse trabalho incrível e caprichado. Não perca por nada!
Há muitos anos atrás, a Encadernação Artesanal surgiu para proporcionar a união de páginas de livros e documentos diversos que precisavam ser conservados por mais tempo. Ou seja, páginas soltas, de documentos manuscritos ou impressos que podiam se perder facilmente, após a encadernação tinham a vida útil prolongada.
Além do uso para conservação de documentos, a Encadernação Artesanal também é muito utilizada para as mais diversas finalidades. Veja as várias possibilidades:
Trabalhos acadêmicos – Torna os trabalhos escolares mais apresentáveis. Nesse caso, as folhas são impressas e depois encadernadas manualmente com a costura desejada.
Álbuns de fotografias – Com as técnicas e costuras empregadas na Encadernação Manual podemos confeccionar álbuns de fotografias lindíssimos. O papel utilizado no miolo do álbum deve ter uma gramatura adequada para comportar as fotos.
Caderno de assinaturas – Esse tipo de caderno é muito comum em ocasiões como chá de fraldas, noivados, chá de panelas e aniversários em geral, e serve para que os convidados possam deixar um recadinho como recordação daquele dia especial.
Agendas – É muito comum a confecção de agendas usando a encadernação manual. Esse item é bem simples, mas é um dos artigos encadernados mais utilizados.
Livros de receitas – Os livros de receita também não ficam de fora quando o assunto é encadernação. Esse livro pode ser produzido primeiro para depois receber as receitas. A outra opção é encadernar as folhas já com as receitas, impressas ou manuscritas.
7 Tipos de Costuras da Encadernação Artesanal
Separamos uma seleção com 7 tipos de costuras muito utilizadas em trabalhos de Encadernação Manual. O legal é saber que mesmo quem não tem experiência pode aprender com facilidade qualquer tipo de trabalho que será mostrado. Se você tem vontade de aprender a costura, a confecção de miolos e as técnicas de forração em tecido, clique aqui e saiba mais.
1 – Encadernação Longstitch
A encadernação Longstitch, também conhecida como costura longa, é uma das mais utilizadas para a confecção de álbuns de fotografias. Nessa técnica, a costura inicia no miolo que fica à mostra e vai em direção às extremidades da peça. Essa técnica permite a união de todos os cadernos utilizados do miolo, sem a necessidade de usar cola. Veja abaixo duas peças confeccionadas com esse tipo de costura que inegavelmente é um espetáculo!
Quer aprender a encadernação longstitch? Saiba mais: Curso de Encadernação Artesanal Kit para Ocasiões Especiais.
2 – Encadernação Brochura
A encadernação brochura é muito utilizada pela indústria de papéis, sendo, neste caso, feita de modo automatizado para a produção de cadernos e agendas em grande escala. O legal é que essa costura também pode ser feita de forma totalmente artesanal, e sem nenhuma complicação. Na Encadernação Artesanal, a brochura é uma das costuras mais simples de ser feita, muito indicada para a confecção de agendas, cadernos de notas e livros de receitas.
Aprenda a técnica para criar lindos cadernos brochura, exclusivos e personalizados. Saiba tudo sobre o Curso de Encadernação Artesanal Festas e Eventos.
3 – Encadernação Belga
A encadernação belga é bastante elegante, e pode ser usada na confecção de peças variadas. Uma sugestão é empregar essa costura na produção cadernos de assinaturas, muito comuns em eventos como casamentos, aniversários e chás de panela. Nessa costura, acontece a união das seguintes partes: capa, contracapa, lombada e miolo, todas produzidas em papel paraná ou similar. Veja abaixo um caderno de assinaturas produzido a partir da encadernação belga, um luxo!
Aprenda a criar um lindo caderno de assinaturas com costura belga. Saiba tudo sobre o Curso de Encadernação Artesanal Festas e Eventos.
4 – Encadernação Bradel
A encadernação bradel lembra a costura longa. Porém, nesse tipo de costura, o miolo não fica exposto, mas vemos os blocos de costura sobre a lombada. Esse costura também é super indicada para álbuns de fotografias, já que é ideal para a confecção de peças com lobada larga. Veja abaixo um álbum incrível com essa costura que é puro charme!
Aprenda a fazer a costura bradel no Curso de Encadernação Artesanal Festas e Eventos. Fique por dentro de técnicas incríveis de encadernação e produza com facilidade lindos trabalhos.
5 – Encadernação Japonesa
A costura japonesa, uma das mais antigas, pode ser feita feita em vários padrões. Ou seja, há uma infinidade de pontos que podem ser utilizados nesse tipo de encadernação, desde pontos mais simples até os mais complexos. Essa costura é utilizada principalmente para a encadernação de pequenos volumes. Geralmente, duas características das peças feitas a partir dessa técnica são: lombada fina e costura com aparência delicada.
6 – Encadernação Japonesa com fita
Além da encadernação japonesa tradicional, temos ainda a que é feita a partir da costura em fita. O trabalho fica suave e delicado, ideal para a produção de peças destinadas às crianças, mas claro que também pode ser usada para outros diversos trabalhos.
7 – Encadernação Copta
A encadernação copta é feita pela união da capa ao miolo, caderno por caderno, em pontos que formam linhas verticais. Essa costura tem um efeito estético incrível, já que deixa todo o miolo à mostra. Essa costura pode ser utilizada para encadernar poucos ou muitos cadernos.
Se você gostou de conhecer os principais tipos de encadernação, tenho certeza que também vai gostar do post Encadernação Artesanal – Guia Absolutamente Completo. Lá tem dicas especiais para quem está começando nessa atividade. Com esse artigo descubra o que é necessário para iniciar esse tipo de trabalho. Além disso, fique por dentro dos produtos de maior saída, caso a intenção seja começar um negócio lucrativo ou ganhar uma renda extra com a Encadernação Artesanal.
Um grande abraço e muito sucesso!
Veja também: Encadernação Artesanal Capa Dura com Tecido Passo a Passo
Referências
Gostei muito desse vídeo. Achei interessante usar o papel kraft prá fazer o acabamento interno. Normalmente faço ao contrário e uso papel cartão. Novas técnicas, sempre bom aprender.
Amei a técnica e o video super explicativo.
Adorei essa encadernação, que eu chamo de “encadernação móvel-portátil”, porque quando o caderno acabar a capa pode ser retirada e colocada em outro! Já estou com mil ideias para fazer várias capas dessas e uma delas vai para uma amiga que é freira. Vou fazer uma super especial para a Bíblia dela.. Grata por compratilhar tão útil video-aula!
Maravilhoso! Amei! Simples, prática e barato! Muito bom!
gostei bastante, obrigada pela ótima dica.