O macramê, apesar de ser uma técnica utilizada, há séculos, ficou mais popular nos últimos anos com os hangers para plantas e painéis decorativos. No entanto, recentemente, a bolsa de macramê tem feito muito sucesso no mundo artesanal.
Você sabia que para essa técnica não precisa de mais nada além de fios e nós? Os dois juntos permitem que você crie combinações e padrões diferentes, que podem se tornar sua marca registrada, afinal não existe limite para essas criações.
Para que sua bolsa de macramê fique ainda mais bonita e bem-feita, é importante também usar os materiais corretos. Por isso, após o passo a passo e inspirações, daremos dicas dos melhores fios para você usar!
Agora, fique com os vídeos explicativos e comece a pensar no seu modelo ideal de bolsa artesanal.
Veja também:
Aprenda Como Fazer Lindos Painéis de Macramê Para Decorar a Casa
Macramê para Iniciante: Aprenda os Nós Básicos para Qualquer Peça
Aprendendo a fazer bolsa de macramê
A partir desses vídeos, você poderá aprender de uma maneira muito simples como os nós do macramê são feitos e poderá reproduzi-los para fazer a sua bolsa.
Inspirações de bolsas feitas de macramê
Bolsas circulares
Vamos começar com um modelo bem diferenciado de bolsa: o circular. Geralmente, quando pensamos em peças com macramê, vêm à nossa mente carteiras ou bolsas retangulares.
Porém, essa é a prova de que não é necessário se prender às formas tradicionais, afinal as bolsas circulares também são bem lindas e sofisticadas.
Sacolas
As ecobags ou sacolas retornáveis são peças que ficaram em alta assim que as sacolas plásticas foram reduzidas em supermercados e estabelecimentos. Que tal produzir a sua com o macramê? Você pode fazê-la em formato de rede e com nós simples.
Bolsa de mão/ombro
As bolsas de mão e ombro são as mais comuns entre as mulheres, já que, a maioria tem uma em seu armário. As peças são versáteis e combinam com as mais variadas ocasiões.
Carteiras
Se por um lado as bolsas caem bem em qualquer ocasião, por outro lado as carteiras são ideais para as festas e reuniões mais formais. Destaque-se com uma peça artesanal e única.
Dicas para fazer macramê
Para começar a fazer sua bolsa de macramê, você precisa ficar atento(a) a alguns detalhes:
- Escolher a espessura, estrutura e fibra que sejam naturais e laváveis, facilitando a lavagem;
- Algodão, lã, cânhamo ou ráfia são as fibras naturais mais utilizadas e são ideais para construção de painéis decorativos, tapetes e bolsas;
- Acrílico e plástico são ideais para projetos que ficarão ao ar livre, pois podem tomar chuva ou sol sem que mudem o aspecto dos nós do macramê;
- Para a espessura é indicado avaliar qual será o aspecto da peça, por exemplo, para bijuterias são recomendados os fios menores de 2mm;
- A sua bolsa de macramê pode ser feita com fios a partir de 3mm;
- O fio ainda pode ser trançado, com um aspecto mais grosso;
- O torcido simples é o mais utilizado por artesãos e a corda é a mais recomendada para iniciantes, porém o resultado é mais rústico.
Então, o que você achou das ideias de bolsa de macramê? Se você quiser aprender mais sobre essa técnica, leia outros artigos da Revista Artesanato e aprenda nós, peças e outras técnicas. Não esqueça de deixar nos comentários sua avaliação.
Veja também:
Como Fazer Macramê para Suporte de Plantas: Passo a Passo
Macramê: Guia Absolutamente Completo para Iniciantes