Os porta-copos de crochê são peças ideais para a proteção da sua mesa ou superfície na qual você apoia seus copos, taças ou garrafas de bebida. Afinal, eles absorvem a umidade que pode manchar e danificar sua peça para sempre.
As superfícies de madeira são as mais prejudicadas, mas mesmo as de vidro e pedra, como mármore, podem ficar com aspecto estranho se não cuidadas apropriadamente. Por isso, a proteção é essencial!
Com os porta-copos, além de conservado, seu ambiente ficará mais aconchegante e também muito mais decorado e colorido.
Materiais utilizados
Para fazer seus porta-copos de crochê com essa textura especial, você vai precisar de:
- Fio de algodão
- Agulha de crochê de 4,0 mm
- Tesoura
- Agulha de tapeçaria (sem ponta)
- Marcador de ponto ou alfinete de segurança
- Placa de cortiça (opcional)
- Cola quente (opcional)
Padrões de crochê
O padrão é simples e você pode fazer peças maiores como sousplat ou copos menores, basta ajustar a quantidade de carreiras.
O padrão original pede 8 carreiras de crochê, seguidas de uma carreira de ponto baixíssimo. Se quiser aumentar, continue o padrão das 8 carreiras e finalize com o pbx.
O diferencial desse porta-copos de crochê é a textura. E, para conseguir esse efeito, existe um segredo: ao tecer, utilize somente a terceira volta do ponto anterior.
Cada ponto de crochê tem um laço na frente e atrás; esses são os dois laços com os quais normalmente trabalhamos ao completar um ponto. No entanto, cada ponto também tem um “terceiro” laço.
Ao trabalhar em padrão circular, o terceiro laço aparece atrás e abaixo do laço traseiro de um ponto. Depois da primeira volta, vamos tecer no terceiro laço apenas de cada meio ponto alto ao redor. Isso cria uma textura semelhante a uma malha.
Agora que você conhece os segredos, vamos ao passo a passo.
Passo a passo para fazer seu porta-copo
- Faça um anel mágico.
- Volta 1: 1 correntinha, faça 8 meio pontos altos (mpa) no anel. NÃO junte com um pbx. (8 mpa)
- Volta 2: apenas na terceira alça, 2 mpa em cada ponto de base. NÃO junte com um pbx e marque o ponto. (16 mpa)
- Volta 3: no terceiro laço apenas, repita [mpa no primeiro ponto, 2 mpa no próximo ponto] 8 vezes. (24 mpa)
- Volta 4: no terceiro laço apenas, mpa no primeiro ponto, 2 mpa no próximo ponto, [mpa nos próximos 2 pontos, 2 mpa no próximo ponto] 7 vezes; mpa na última st. (32 mpa)
- Volta 5: no terceiro laço apenas, repita [mpa nos primeiros 3 pontos, 2 mpa no próximo ponto] 8 vezes. (40 mpa)
- Volta 6: no terceiro laço apenas, mpa nas 2 primeiras ms, 2 mpa na próxima st, repita [mpa nas próximas 4 sts, 2 mpa na próxima st] 7 vezes; mpa nos 2 últimos pontos. (48 mpa)
- Volta 7: no terceiro laço apenas, repita [mpa nas 5 primeiras sts, 2 mpa na próxima st] 8 vezes. (56 mpa)
- Volta 8: no terceiro laço apenas, mpa nos primeiros 3 pontos, 2 mpa no próximo ponto, repita [mpa nos próximos 6 pontos, 2 mpa no próximo ponto] 7 vezes; mpa nos últimos 3 pontos. (64 mpa)
- Volta 9: apenas no terceiro laço, pbx (faça-os mais frouxos para que a peça não enrole) em cada ponto ao redor. (64 pbx)
- Para finalizar, você pode cortar um pedaço de cortiça fina no tamanho do porta-copos de crochê e colar na base. Isso vai evitar que a peça escorregue
Algumas inspirações para você
Porta-copos circulares
Os modelos circulares são os mais práticos e adaptáveis para fazer um kit de porta-copos de crochê e sousplat.
Quadrados
Apesar dos circulares serem mais comuns, os modelos retangulares ou quadrados também são bem populares e fáceis de fazer, inspire-se.
Modelos variados
Você também pode fazer seu porta-copos de crochê em formatos divertidos. Tire sua mesa da mesmice com esses modelos.
Gostou das inspirações de porta-copos de crochê? Então, compartilhe essa ideia e comente com a gente algum outro tutorial simples que você tenha para indicar!
Encontrei o que estava pesquisando há alguns dias, esse artigo vai min ajudar bastante! Estou começando agora no mundo do Crochê..
Super útil esse site! Amei!
Amei muitas opções Lindas!!!FcDeus bjs.
Todas as ideias são maravilhosas ameiiiii
Adorei