A madeira é a matéria-prima de praticamente todos os móveis, não é mesmo? Mas apesar de ser um material comum, um produto novo feito de madeira, além de custar muito caro não é nem um pouco sustentável.
Diante disso, que tal aprender como reaproveitar madeiras velhas? Neste post você vai aprender como pintar madeiraa, desde a preparação até o acabamento da peça.
A partir das dicas que separamos, você verá como é possível reaproveitar uma peça de madeira que já foi pintada ou que contém buracos e ranhuras. Enfim, você aprenderá a recuperar praticamente qualquer tipo de madeira. Veja agora mesmo como isso é possível!
Veja também:
Aprenda como pintar madeira da forma correta
Você acompanhará uma lista de materiais que são indicados para fazer pintura em madeira. Depois, você terá acesso a dicas de como fazer esse procedimento passo a passo.
Confira as dicas!
Materiais necessários
- Madeira
- Martelo
- Chave de fenda ou philips
- Espátula
- Trincha
- Gesso ou massa corrida
- Lixas n° 150 (para madeira)
- Primer
- Jornais
- Tinta
- Selante
Passo a passo para fazer pintura em madeira
Passo 1: Remova pregos e parafusos
Se você vai reaproveitar a madeira de móveis, o primeiro passo é certificar-se de que todos os pregos e parafusos foram removidos. Caso ainda precise removê-los, use um martelo para os pregos e uma chave de fenda ou philips para os parafusos.
Passo 2: Remova a pintura antiga
Caso você esteja utilizando uma madeira que já foi pintada, é preciso remover totalmente a pintura antiga. Para isso, use uma espátula rígida para raspar a tinta velha.
Passo 3: Preencha rachaduras e imperfeições
Caso a madeira utilizada tenha rachaduras e outras imperfeições, basta preenchê-las usando geso ou massa corrida. Para auxiliar aplicação, use uma espátula. Nesse caso, aguarde a secagem do produto aplicado antes de passar para o próximo passo.
Passo 4: Lixe a madeira
Agora, será preciso lixar a madeira por completo. Esse passo deve ser feito independentemente se você teve que seguir ou não os passos anteriores. Para isso, use lixas n° 150 próprias para madeira.
Uma dica para facilitar o seu trabalho é usar uma lixadeira elétrica orbital nesse passo. Quando a superfície estiver totalmente uniforme, passe para o próximo passo.
Passo 5: Remova a poeira
Após o lixamento, é normal que a peça esteja com muito poeira, que deve ser completamente removida da madeira antes de ser pintada. Para isso, use um aspirador de pó ou um pano levemente úmido. Nesse último caso, você deverá aguardar que a madeira seque por completo antes de passar para os próximos passos.
Passo 6: Aplique o primer
Caso o primer a ser utilizado seja em spray, basta aplicá-lo diretamente na madeira seguindo as instruções do fabricante. Caso se trate do produto para ser aplicado com pincel, aplique-o com o auxílio de uma trincha.
Verifique também na embalagem do seu produto se é recomendado aplicar mais de uma demão dele. Siga à risca as instruções da embalagem.
Passo 7: Aplique a tinta
Antes de iniciar a pintura, não se esqueça de proteger a superfície com jornais. Quando o primer estiver seco, aplique a primeira camada de tinta, usando um pincel. Você também pode optar por usar um rolinho, mas são as cerdas do pincel que farão com que a tinta penetre em todas as pequenas fissuras da madeira.
Aguarde a secagem da tinta, e se achar necessário, aplique mais uma demão. Outra opção é passar somente verniz sobre a madeira. Nesse caso, a peça fica com aspecto bem natural.
Passo 8: Proteja a pintura
Com a tinta totalmente seca, aplique um selante para pintura. Esse tipo de produto prolongará a vida útil da tinta aplicada, além de melhorar o acabamento da sua peça. Assim como a tinta, o selante para madeira pode ser encontrado na versão em spray e para ser aplicado com pincel.
Dicas: Oficina de Casa
Agora que você descobriu como pintar madeira da forma correta, saiba que não é obrigatório usar todos os materiais listados nem seguir todos os passos indicados anteriormente. Até porque, tudo vai depender do estado em que a madeira a ser utilizada se encontra. E como você também deve ter reparado, é possível dar jeito em qualquer tipo de madeira, não é mesmo?
Gostou dessas dicas? Então curta a Página da Revista Artesanato no Facebook. Assim, além de ficar por dentro de todas as novidades da Revista, ainda poderá compartilhar tudo com seus amigos!
Veja também: