Reciclar é tendência! E além de ser uma tarefa ótima para o meio ambiente, reaproveitar materiais que seriam descartados pode deixar a sua casa muito mais bonita. Basta um pouquinho de inspiração para alcançar resultados geniais, como, por exemplo, as luminárias criativas.
E o que não faltam são ideias para ousar nas luminárias. Por isso, hoje vamos mostrar para você 48 ideias lindas e baratinhas de luminárias com materiais que, provavelmente, iriam para o lixo. E, com isso, além de decorar a sua casa, você ainda pode aproveitar essas dicas para começar o seu próprio negócio. Que tal? Então, continue lendo o post e inspire-se!
Veja também:
Garrafas de vidro
As garrafas de cerveja, vinho ou até mesmo de azeite podem servir de base para abajoures, luminárias e lustres repletos de charme e sofisticação.
Potes
Os potes de vidro – como aqueles que conservam alimentos – podem ser customizados e transformados para se criar uma iluminação convidativa e acolhedora, tanto para ambiente interno como externo. Neste caso, podem ser usadas lampadas ou velas.
Veja o passo a passo das luminárias com fitas coloridas: Potes reciclados para fazer luminárias com vela
Latas
Sabe aquela lata de leite em pó que sempre vai para o lixo? Ela também pode virar uma luminária super original para iluminar o seu quarto. Basta acrescentar alguns furos – aleatórios ou formando desenhos – para produzir a passagem luz e pronto. A sua luminária está pronta!
Xícaras
Sim, é isso mesmo que você leu! As xícaras e canecas podem se transformar em charmosas luminárias, deixando a decoração da sua cozinha ousada e incrível. E o melhor, não é preciso seguir um padrão. Você pode brincar com cores e estampas para deixar a sua decoração mais divertida.
Canos e canudos
Antigamente, os canos ficavam escondidos atrás das paredes. Contudo, na decoração no estilo industrial, eles tornam-se visível e ajudam a compor os ambientes, sejam como prateleiras ou estilosas luminárias.
Quer aprender a fazer a luminária geométrica de canudos? Clique aqui para ver o passo a passo.
Colheres de plástico e papel
Que tal montar um lustre com colheres descartáveis de plástico e um galão de garrafa pet? Sim, isso é possível. Além disso, é muito simples: basta tirar o fundo do galão e colar as colheres por toda a embalagem. O resultado final é um lustre com textura e iluminação surpreendente. Veja!
Aprenda a fazer essa luminárias de papel: Luminária de Papel Passo Passo
Roda de bicicleta
Não usa mais a sua bicicleta? Então, a gente tem uma dica legal de reaproveitamento: lustre de roda de bicicleta. A ideia fica muito legal sobre mesa de jantar ou quando posicionados na parede. Com certeza, esse lustre vai surpreender a todos pela originalidade e estilo.
Escorredor de macarrão
Quem diria que um simples escorredor de macarrão pode se transformar em uma luminária? No mínimo inusitado, não é mesmo? Pois é! A nossa sugestão é coloca-lo sobre a mesa ou bancada da cozinha com uma luz baixa, pois assim o ambiente se torna acolhedor, intimista e confortável.
Ralador
O ralador também pode se transformar em uma luminária criativa. Assim como o escorredor de macarrão, o ralador quando utilizado como luminária, também cria um ambiente acolhedor e cheio de estilo à sua decoração. A versatilidade do ralador permite que você o utilize como lustre ou luminárias laterais. Aí, fica ao seu critério.
Instrumentos musicais
Quer dar um toque pessoal a sua decoração? Que tal usar algum instrumento musical que não use mais ou que esteja estragado? O braço de violão, um tambor ou algum instrumento de sopro, como o saxofone, podem ser tornar lindos abajus, deixando a sua decoração repleta de personalidade. Lindo, não é mesmo?
Qual dessas luminárias criativas você mais gostou? Umas são mais fáceis, outras mais difíceis de fazer, mas todos são muito bonitos. Basta escolher o modelo que mais combina com a sua decoração e começar a fazer!
Não deixe de curtir e seguir a página da Revista Artesanato no facebook para receber as nossas notificações com dicas e ideias incríveis de artesanato.
Imagens: Pinterest
Veja também:
Adorei parabéns, como sempre só coisas para aprender.