Praticidade é o que melhor define a pintura em spray. Acessível e descomplicado, o spray permite terminar um projeto mais rapidamente e é ideal para a cobertura de variadas superfícies. Mas será que você sabe usar esse recurso aproveitando todo o seu potencial de praticidade e agilidade? Quer aprender? Fique atento, pois vamos desvendar todos os segredos. Confira como usar tinta spray da maneira correta!
Veja também:
Possibilidades infinitas
Dá pra desenvolver muitos projetos com a tinta spray. Algumas possibilidades são restaurar e pintar banquinhos de madeira, cadeiras de aço, pequenas grades, portões, mesas, letras de madeira e até eletrodomésticos, como uma geladeira, por exemplo. Também é possível pintar vidros de conserva para serem usados na cozinha ou em outros espaços da casa.
As possibilidades são variadas, e o “pulo do gato” é conhecer os tipos de tinta específicos para cada material.
Como escolher a tinta em spray
Tipos de superfícies
No mercado estão disponíveis tintas em spray para madeira, metais e plástico, além das de uso geral, mais indicadas para projetos de artesanato em multi superfícies. A tinta para metais e madeira, além de ser boa pintar, também serve para decorar e reparar arranhões em locais envernizados. É excelente para restaurações e tem boa cobertura.
A tinta para plástico pode ser usada em superfícies internas e externas. É indicada para pintura de plásticos, PVC, acrílico, cerâmica e outras superfícies lisas. Porém, não é indicada para aplicação em superfícies flexíveis como lonas, toldos e vinil.
Tipos de acabamento
Independente da indicação de uso, as tintas em spray são encontradas numa grande variedade de cores e podem ter o acabamento brilhoso, fosco, acetinado e metálico. Sendo assim, a escolha da tinta spray deve ser feita com base no material a ser pintado e no tipo de acabamento desejado.
Rendimento
Ao comprar uma tinta em spray, veja na embalagem a capacidade de pintura por metro quadrado. Assim, você leva a quantidade certa que irá precisar.
Como usar a tinta em spray
Geralmente, na lata há instruções de como usar tinta spray. É importante segui-las à risca. Mas há também algumas dicas essenciais para uma boa pintura, e que nem sempre estão nos rótulos. Anote aí!
Dicas pré-pintura
- Antes de aplicar a tinta por toda a peça, faça um teste em uma pequena área e aguarde a secagem. Assim você terá uma ideia de como ficará a cor e o acabamento, e evita surpresas desagradáveis.
- A superfície a ser pintada deve estar livre de sujeira ou poeira. Alguns materiais exigem, ainda, que a superfície seja lixada antes da aplicação e/ou preparada com primer para melhor aderência da tinta.
- Agite bem a lata antes de usar para que a tinta fique bem misturada. Assim você terá a mesma cor e consistência ao longo da aplicação.
Dicas de aplicação
- Aplique a tinta de forma pausada, movimentando o spray ao longo de toda a superfície para obter uma cobertura uniforme. Não mire o spray em apenas um ponto, isso pode fazer com que a tinta escorra e estrague o seu trabalho.
- Não tente cobrir a peça logo na primeira aplicação. Nesse primeiro momento é normal que fiquem partes descobertas. A cobertura total só acontecerá a partir da segunda aplicação.
- Espere a tinta secar para aplicar a próxima camada. Algumas marcas de tinta pedem até 24h de secagem entre uma demão e outra. Mas, geralmente, não é preciso esperar tanto tempo. Na dúvida, confira o rótulo.
Cuidados de uso
Não se esqueça de usar equipamentos de segurança, como luvas, máscara respiratória e óculos de proteção. Além disso, use folhas de jornal e panos velhos para forrar o chão ou a mesa. Assim você evita alergias e sujeira durante a aplicação.
E aí? Pronto para pintar, decorar e restaurar peças para dar cara nova à sua casa? Se você gostou de aprender como usar tinta spray, deixe um recadinho aqui no final da página.
Imagem da capa: SW Power Tools
Veja também:
Amei! Lindo mesmo parabéns ??? Fernando e muito obrigada…. Bom dia.
Não tenho endereço de receber mais nada não gostei
Tudo muito lindo.
Bom
Apaixonada pelo tapete. Tenho dúvidas quanto ao espaço de uma tira para outra.