Você já teve vontade de usar um sabonete feito com ingredientes naturais? Tenho certeza que sim. O sabonete natural não possui substâncias sintéticas ou conservantes. Ou seja, todos os produtos usados em sua formulação são os mais naturais possíveis.
É possível fazer sabonete natural de duas formas, fabricando a sua própria base ou usando uma base glicerinada comprada pronta. No primeiro método, você precisa misturar os ingredientes e acertar o ponto do sabão. Já no segundo método, bem mais simples que o primeiro, basta derreter a base glicerinada e acrescentar essência e corante naturais. Mas atenção, para esse tipo de sabonete a base glicerinada deve ser orgânica, e não pode conter lauril.
Essas são as duas versões de sabonetes artesanais naturais mais conhecidas. Se você tem interesse no assunto, e deseja aprender mais, continue com a gente para ver duas receitas passo a passo, uma com óleos vegetais e outra com base pronta.
Veja também:
Como Fazer Sabonete – Guia Absolutamente Completo para Começar
Aprenda a Fazer um Sabonete Neutro – Receita Simples e Rápida
Como Fazer Sabonete Natural de Azeite – Passo a Passo
Para fazer a primeira versão de sabonete natural você vai precisar de óleos vegetais de boa qualidade e de soda cáustica. Ao misturar o óleo com a soda cáustica temos a saponificação, processo que gera o sabão. A mistura, que a princípio é líquida, ganha consistência conforme vai sendo agitada.
Quer aprender mais sobre esse método? Então confira abaixo uma receita de sabonete natural com 3 tipos de óleos vegetais.
Ingredientes
- 335 gramas de óleo de oliva
- 335 gramas de óleo de girassol
- 307 gramas de óleo de coco
- 140 gramas de soda cáustica
- 365 ml de água
- 50 ml de essência cosmética
- Corante cosmético
Cuidados de manipulação
- A soda cáustica sempre deve ser colocada na água, e jamais ao contrário;
- a soda, ao ser derretida, emite um cheiro forte, então faça a mistura em ambientes abertos e arejados;
- use luvas para proteger as mãos.
Passo a Passo
Link do vídeo no YouTube: Como fazer sabonetes “cold process”
Depois que o sabonete com soda fica pronto, é preciso esperar 4 semanas antes de usar, nesse período a soda será neutralizada.
Apesar do método cold process gerar um ótimo sabonete para a pele, sabemos que ele pode ser caro e inviável para algumas pessoas que estão começando agora nessa área. Assim, para nenhum artesão deixar de fazer os maravilhosos sabonetes naturais, vamos ensinar uma segunda receita, bem mais prática, feita com base glicerinada pronta.
Receita de Sabonete Natural com Base Glicerinada- Barra de Limão e Lavanda
Essa é uma receita de sabonete artesanal com base glicerinada orgânica, uma base industrializada que não possui ingredientes sintéticos. Aqui no Brasil, são poucas as lojas que comercializam esse tipo de base, mas uma rápida pesquisa na internet para encontrar um ou mais fornecedores desse produto.
Além da base, você também vai precisar de açafrão e de óleos essenciais de limão e lavanda, esses dois óleos vão substituir a essência sintética. Nesse sabonete também temos a aveia em flocos, cereal que acalma e esfolia a pele com suavidade.
Como você pode ver, esse sabonete de limão e lavanda tem muitos benefícios, e tem a vantagem de ser simples de fazer. Continue com a gente para aprender essa receitinha super prática.
Materiais Necessários
- Material de apoio básico para sabonetes artesanais
- 700 gramas de base glicerinada orgânica (sem lauril)
Obs.: Para que o seu sabonete seja mais natural possível, use uma base orgânica, feita com óleos vegetais de boa qualidade e que não tenha lauril.
- 1 colher de sopa de aveia em flocos
- 1 colher de chá de açafrão/cúrcuma orgânico
- 1 colher de chá de óleo essencial de limão
- 1 colher de chá de óleo essencial de lavanda
Passo a Passo
Passo 1 . Corte a glicerina em cubos e faça derretimento.
Passo 2. Quando a base já estiver derretida, adicione a aveia e o açafrão, misture bem até chegar na cor desejada. Dica: Essa quantidade de açafrão cria uma cor laranja-amarelado bem forte. Se você quiser um sabonete amarelo claro, adicione menos açafrão. Os sabonetes tingidos com açafrão poderão desbotar se ficarem expostos à luz, mas isso não prejudica a qualidade do produto.
Passo 3. Com a base quase fria, adicione os óleos vegetais. Misture.
Passo 4. Despeje o sabão nas fôrmas de sua preferência; deixe-o secar.
Passo 5. Depois que o sabonete estiver endurecido, corte-o em barras. Essa receita rende até 7 sabonetes de 100 gramas.
Veja como fica lindo o sabonete colorido com açafrão…
Esses sabonetes que você acabou de aprender a fazer são dois ótimos produtos para iniciar um negócio com sabonetes artesanais. Afinal, todo mundo gosta de um banho cheiroso e agradável e fresquinho, não é mesmo?
Ficamos por aqui, espero que tenha gostado. Aproveite para deixar um comentário falando quais as próximas receitas que você gostaria de ver publicadas aqui no site, ok?
Um abraço e até mais…
Fonte consultada: www.fefapimenta.com.br
Imagens: makeyoursoap.com
Veja também:
É mas é maior burocracia pra vender pq tm que passar pela aprovação da ANVISA. não é tao simples quanto parece!!
Olá, Viline. Os sabonetes artesanais não precisam passar pela aprovação da Anvisa para serem vendidos, apenas as matérias primas que você irá usar. O sabonete artesanal também deve conter rótulo com informações indispensáveis. No curso de saboaria você aprende tudo isso. Se tiver dúvidas envie um e-mail para [email protected]
Abraços
Adorei esse curso amo artesanato pretendo entrar nesse ramovde saboaria artesanal
INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO
Olá, Daniela. Envie suas dúvidas para o e-mail [email protected]
Abraços