Não há quem resista às feiras de artesanato! Para os visitantes elas são sempre um reduto de grandes novidades e para os expositores a oportunidade de divulgar o trabalho, aprender novas técnicas e realizar bons negócios.
Pensando nos artesãos, nós elaboramos um guia do expositor, para que você saiba aproveitar da melhor maneira possível essas feiras e possa ter êxito na exposição dos seus trabalhos. Vamos também dar dicas de como trilhar o melhor caminho para participar desses eventos.
Feiras de Artesanato 2024
As feiras de artesanato envolvem muitos aspectos que podem proporcionar êxito à carreira dos artesãos. Listamos algumas regras para feira de artesanato para que você possa entender a importância desses eventos:
- Nessas feiras você terá acesso a novas ideias e tendências para incrementar, melhorar e inspirar o seu trabalho;
- É uma oportunidade de expor as suas obras para uma grande quantidade de pessoas, o que, consequentemente, pode proporcionar o aumento da clientela;
- O contato direto com o público é um outro ponto importante e extremamente positivo para a fidelização de clientes;
- O retorno imediato do público sobre as suas peças faz com que você saiba quais são as que estão dando certo e quais precisam ser melhoradas e modificadas;
- Há nesses eventos uma expansão de relacionamento com os fornecedores.
Como expor em feiras de artesanato
1. O primeiro passo é fazer uma lista com todas as feiras da sua região que você gostaria de participar. Verifique as datas e, principalmente, os preços de aluguel dos estandes.
É interessante reservar sempre 10% do lucro dos seus trabalhos artesanais para investir em cursos, divulgação e, inclusive, em participação como expositor nesse tipo de evento.
Confira aqui o Calendário de Feiras de Artesanato de 2024.
2. Pesquise qual é a feira ideal para o seu negócio e para as suas pretensões. Existem feiras em que o objetivo dos visitantes é apenas conhecer, já em outras é comprar materiais e produtos prontos. Analise para descobrir qual é a melhor opção para atingir os seus objetivos.
3. Antes de fazer o seu cadastro, verifique as regras instituídas pelos organizadores da feira. Essas informações são fundamentais para você descobrir se realmente o tipo de evento te atende e para se enquadrar nos requisitos estabelecidos.
4. Para se cadastrar como expositor, você deve preencher um formulário que se encontra disponível no site da organização da feira. Você responderá a questões sobre o tipo de artesanato que faz e quais são as peças que pretende expor.
Em alguns casos é necessário escrever um texto sobre o seu trabalho ou ainda pode haver um processo mais burocrático, como editais. Se atente para não correr o risco de ficar de fora.
5. Não deixe de planejar! É necessário planejar desde a criação dos produtos que serão expostos até a forma como eles ficarão à mostra no seu estande para despertar a atenção do público. Por isso, se programe com antecedência:
- quanto tempo será necessário para produzir todas as peças que deseja expor?
- qual o custo que terá com todos os materiais, espaço, etc?
- como decorar e chamar a atenção do público para o seu estande?
Crie estratégias!
6. E o mais importante: não se esqueça de divulgar a sua participação na feira. Publique em suas redes sociais e comunique aos amigos e familiares mais próximos para que eles contribuam com a divulgação boca a boca.
7. No dia do evento, leve materiais de divulgação, como cartões de visita e folhetos. Assim é possível que o público mantenha contato com você mesmo após a feira.
8. Além dos materiais de divulgação, leve um book do seu trabalho. Já que não conseguirá levar todos os seus produtos, essa é uma forma de fazer com que o público conheça as suas outras peças.
9. Não deixe de conversar com outros artesãos que estiverem expondo na feira. Cada um carrega uma bagagem e um conhecimento que podem ser aproveitados no seu negócio.
10. Não fique esperando apenas o público ir até você! Convide as pessoas para visitar o seu estande, converse e explique a sua arte. Essa interação faz toda a diferença na hora das pessoas escolherem um artesanato para levar para casa, além de levar a uma fidelização de clientes.
Uma dica é tentar ficar mais próximo à entrada, pois ao entrar na feira o público ainda não está cansado, não gastou o dinheiro e nem viu ainda produtos similares aos seus.
Esperamos que você possa aproveitar essas dicas para expandir o seu negócio e aproveitar muito os eventos da sua região. E não se esqueça de conferir o calendário de feiras de artesanato em 2024 aqui.
Tem alguma dica ou dúvida? Deixe aqui nos comentários pra gente! E não esqueça de entrar para o grupo da Revista Artesanato no Telegram para receber mais posts como esse.